saúde mental

Núcleo de Apoio Psicopedagógico e acadêmicos iniciam projeto “Cuidando da sua mente”

À cada encontro será abordado um tema diferente como depressão, ansiedade, fobia social e outros.

Projeto visa trazer temas pertinentes ao cuidado da saúde mental dentro do espaço acadêmico.

O Projeto é uma iniciativa do Núcleo de Apoio Psicopedagógico e dos acadêmicos do primeiro período do curso de Pedagogia. Foto: Ascom/UEMASUL.

Em 2016, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), publicou um estudo apontando que sete em cada dez alunos de instituições públicas no Brasil sofrem de algum tipo de transtorno emocional. Neste contexto, a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, por meio do Núcleo de Apoio Psicopedagógico e com o apoio dos acadêmicos do primeiro período do curso de Pedagogia, deu início ao Projeto “Cuidando da sua mente”, que visa o cuidado com a saúde mental dos alunos e a prevenção de problemas psicológicos com palestras, filmes e rodas de conversa.

As atividades do Projeto serão desenvolvidas ao longo de todo este ano e o primeiro ciclo acontecerá nos dias 4, 11 e 18 de junho. A cada encontro será abordado um tema diferente como depressão, ansiedade, borderline, esquizofrenia, fobia social, alcoolismo, e síndrome do pânico, sempre com um profissional especializado na área. “Nós buscamos sempre trazer mais informação e conhecimento. A pessoa tendo conhecimento ela vai saber como se cuidar e reagir”, afirmou a Professora Iara Paiva.

“Os alunos acabam trancando curso, outros acabam tendo desenvolvimento não satisfatório, e costumam não entender o que está passando. O núcleo vem pra acolher as queixas de casos, mas também, prevenir. A gente acha que prevenindo e mostrando como cuidar da nossa saúde mental antes que a doença chegue, para que eu cuide de mim, e aí eu possa cuidar de você também”, reitera a professora Iara Paiva.

A psicóloga Zaira Karam de Melo, ressaltou a importância do projeto para o bem-estar da comunidade acadêmica. “A gente sabe que os universitários vivem muitas questões novas, é o início de muitas mudanças. Com tantas demandas ele precisa voltar o olhar para os sentimentos, e essa palestra tem objetivo de fazer a pessoa refletir sobre a sua saúde, e a partir dai ele aprender métodos, recursos para combater e descobrir como procurar o tratamento e também pra prevenir, fazendo com que olhe pra dentro de si mesmo”.

O Serviço Social e Médico da UEMASUL funciona das 08h às 22h, para atender alunos e servidores que precisem de suporte psicológico, com encaminhamento para outros profissionais, caso haja necessidade.

Confira a programação completa.