Volta às aulas

UEMASUL inicia hoje aulas do período especial 2020.3

O planejamento do período especial foi realizado de acordo com resultado de uma pesquisa aplicada aos professores e estudantes da universidade.

A resolução nº 107/2020-CONSUN reabriu o Calendário Acadêmico de 2020 e estabeleceu normas e procedimentos para o Período Letivo Especial 2020.3.

O período letivo especial da UEMASUL, período de férias, inicia hoje (15) e finaliza dia 17 de agosto, em atenção ao prosseguimento das suas atividades acadêmicas e da Educação Superior no Maranhão.

Aprovado em Reunião Extraordinária CONSUN do dia 25 de junho, por meio da Resolução 107/CONSUN que reabriu o calendário acadêmico, o período oferta 29 disciplinas de créditos teóricos para 18 cursos de graduação. Foram 853 alunos matriculados nos três campi da universidade: Imperatriz, Açailândia e Estreito.

Na estratégia do planejamento do período especial 2020.3 foi realizada uma pesquisa diagnóstica e aplicada aos professores e estudantes da universidade, sobre as competências, habilidade e infraestrutura digital. Participaram da consulta 86,5% do corpo docente e 68,7% do discente. A pesquisa abordou o nível de conectividade da comunidade acadêmica para utilização de ensino remoto.

A professora Almervanda Campelo afirma que as aulas remotas garantem a continuidade no processo de aprendizagem do discente. “Para nós professores é desafiador, pois temos muitas novidades neste processo, mas é gratificante já que podemos contribuir para a continuidade da formação do acadêmico, minimizando os danos causados pela pandemia por questões de segurança sanitária”, disse a docente que lecionará a disciplina Fundamentos Antropológicos da Educação no Curso de Pedagogia do CCHTSL.

Para que as aulas fossem ofertadas a UEMASUL realiza cursos de formação continuada com os professores em ferramentas de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação para esclarecimentos de dúvidas sobre o semestre de 2020.3, ressaltando as  particularidades do ensino remoto, treinamentos que abordaram informações sobre  uso de ferramentas tecnológicas e registro de atividades no sistema SIGAA/UEMASUL, plataforma usada para facilitar o contato entre professor e aluno.

Uma das disciplinas ofertadas neste período é Cálculo Integral, do curso de Engenharia Civil – campus Açailândia, ministrada pelo professor Eider Avelar.  O docente afirmou estar preparado para essa nova etapa na UEMASUL. “Me sinto confortável em iniciar este processo. A universidade teve o cuidado de nos capacitar para as aulas remotas. É um novo tempo e existe uma quebra de paradigmas a respeito de educação, metodologias e processos pedagógicos de ensino e aprendizagem. Diante deste cenário, estamos preparados para entender novos conceitos e ferramentas, podendo ofertar um ensino de excelência de forma remota”.

Segundo explicações da Pró-reitora de Gestão e Sustentabilidade Acadêmica, professora Regina Célia Costa Lima,  “o Período Especial ofertado é considerado mais compacto, servindo como período de experiências para a instituição, que posteriormente avaliará o desenvolvimento e impacto das disciplinas ofertadas, servindo como base para a elaboração do período 2020.1, que foi suspenso em decorrência da pandemia”.

X