SALA DE IMPRENSA

DINTER

UEMASUL inicia aulas do Doutorado Interinstitucional em Ciência e Tecnologia Ambiental

Por meio do curso, juntamente com os atuais professores e os que estão em processo de doutoramento, estima-se que, em quatro anos a UEMASUL tenha cerca de 70% do quadro de professores doutores.


Ascom UEMASUL

As pesquisas visando o entendimento das causas das mudanças climáticas, seus impactos e mitigação tem representado um dos maiores desafios da ciência em nível global. Foto: Reprodução/Greenpeace.

Hoje (09) foi realizada a Aula Magna do Convênio de Doutorado Interinstitucional (DINTER), fruto de parceria entre a Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). O curso faz parte do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPCTA) e foram destinadas 14 vagas aos docentes efetivos da UEMASUL, enquanto instituição receptora do projeto. 

A palestra “Mudanças Climáticas no Âmbito da Ciência e Tecnologia Ambiental”, que marcou o início das atividades do DINTER, foi ministrada pelo secretário Executivo do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), professor Dr. Ronald Buss de Sousa. Na ocasião, o professor destacou que muitas pessoas não se interessam por assuntos ligados ao meio ambiente, uma problemática que afeta a sociedade em vários níveis. “No Brasil vemos como este tema tem sido menosprezado e cabe aos cientistas investigar, descobrir e divulgar as pesquisas realizadas no país. Vimos muitas bancadas no Brasil (ruralista evangélica, empresarial e outras), mas, não vemos bancada de cientistas, politicamente falando”, afirmou.

Pela sua abrangência, complexidade e multidisciplinaridade, as pesquisas visando o entendimento das causas destas mudanças climáticas, seus impactos e mitigação – que são as formas de realizar intervenções que visem reduzir ou remediar os impactos ambientais nocivos da atividade humana -, tem representado um dos maiores desafios da ciência em nível global.

Para a coordenadora local do DINTER, professora Alinne da Silva, os doutorandos compõem um público extremamente multidisciplinar, trazendo muita riqueza para a UEMASUL e toda a região Tocantina. “Temos professores de Administração, Letras – Língua Portuguesa e Literaturas, Química, Agronomia, Engenharia Florestal e Pedagogia, que vão atuar nas áreas de ensino, pesquisa e desenvolvimento, através de todo o conhecimento ecológico interdisciplinar e do desenvolvimento de ferramentas e tecnologias passíveis de serem aplicadas em um entendimento e na resolução dos problemas decorrentes dessa relação homem-natureza, voltada para a nossa região”.

Sobre o DINTER

O DINTER tem conceito 5 na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Tem como objetivo formar docentes em regiões com pouca oferta de cursos Stricto Sensu, contribuindo para diminuir a assimetria nacional na formação de recursos humanos de alto nível, fomentando uma educação pública de qualidade.

Por meio do DINTER, juntamente com os atuais professores e os que estão em processo de doutoramento, estima-se que, em quatro anos a UEMASUL tenha cerca de 70% do quadro de professores doutores.

O curso é dividido em duas grandes áreas, com duas linhas em cada área: Tecnologia para Gestão Ambiental e Cidades Sustentáveis, e Ecossistemas Aquáticos. É o primeiro Doutorado Interinstitucional que a UEMASUL oferece para os servidores, com duração de quatro anos. O programa inclui 11 disciplinas básicas obrigatórias para o Doutorado e 29 eletivas para as 4 linhas do PPCTA. Os encontros serão online, às segundas e terças-feiras, nos períodos matutino e vespertino. 


SIGA A UEMASUL NAS REDES SOCIAIS

PRÓ-REITORIAS
UNIDADES ACADÊMICAS
CONHEÇA A UEMASUL

Campus Imperatriz (centro)

R. Godofredo Viana, 1300 – Centro
CEP: 65901- 480
Imperatriz-MA

Campus Imperatriz (CCA)

Av. Agrária, 100 – Colina Park
CEP: 65900-001
Imperatriz-MA

 

 

Campus Estreito

Av. Brejo do Pinto, S/N – Brejo do Pinto
CEP: 65975-000
Estreito-MA

Campus Açailândia

Rua Topázio, 100 – Vila São Francisco
CEP: 65930-000
Açailândia-MA

© 2022 – Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por SEATI MA.