Modernização

Universidade instala equipamento de alta tecnologia

O aparelho, espectrofotômetro de plasma, irá aprimorar pesquisas na universidade por ter capacidade de analisar 71 elementos da natureza.

Foi instalado nas últimas semanas, no laboratório de Química Ambiental da UEMASUL, o equipamento ICPE-9000 Espectrômetro de Plasma por Emissão Atômica. O aparelho, de alta qualidade tecnológica vai aprimorar ainda mais as pesquisas na universidade. Os professores pesquisadores receberam um treinamento do técnico da empresa fabricante, Shimadzu do Brasil sobre a utilização e funcionamento do aparelho, para ser repassado aos acadêmicos (as).

O espectrofotômetro de plasma, que tem capacidade para analisar 71 elementos da natureza entre metais e não metais, foi adquirido há quase cinco anos, mas, só agora foi instalado e ativado. Isso só foi possível graças à autonomia financeira e administrativa da UEMASUL, sempre voltada para o desenvolvimento de uma educação superior de qualidade, baseada no avanço da ciência e da tecnologia. O espectrofotômetro será utilizado para atividades de ensino, pesquisa e extensão. Por se tratar de um aparelho com elevado custo de manutenção e operação. Sua utilização será controlada pela coordenação do Laboratório de Química Ambiental.

O equipamento apresenta-se como uma das principais técnicas analíticas para proceder à determinação quantitativa elementar em matrizes biológicas, tanto para amostras de origem animal como vegetal, clínicas, geológicas, ambientais, ligas metálicas e orgânicas, com a utilização do gás argônio.

Segundo o professor Jorge Diniz de Oliveira, o espectrofotômetro é multifuncional em várias áreas de pesquisa. “Ele é uma ferramenta a mais, que a partir de agora está disponível em nossa instituição, e faz uma análise bem mais interessante do que as análises normais ou triviais de laboratório. Eu posso trabalhar análise de água, análise de alimentos, análise de solo, contemplando vários cursos dentro da nossa universidade. De um modo geral ele trabalha tudo isso e a gente determina todos os metais e não metais existentes nas amostras”.