investimento

UEMASUL implanta Laboratório de Estudos e Pesquisas em História

O laboratório de Estudos e Pesquisas em História atende a antigas reivindicações do curso e também está aberto para visitantes de outras Instituições de Ensino Superior.

O Laboratório de Estudos e Pesquisas em História tem o objetivo de desenvolver estudos históricos em torno de temáticas pesquisadas pelos núcleos NEIHR e NEMHAM. Foto: Ascom/UEMASUL.

O Centro de Ciências Humanas, Sociais e Letras (CCHSL) recebeu, no mês de agosto, a implantação do Laboratório de Estudos e Pesquisas em História. O espaço se destina à produção de estudos e pesquisas e é composto pelo Núcleo de Estudos Interdisciplinares em História das Religiões (NEIHR) e Núcleo de Estudos Multidisciplinares de História Antiga e Medieval (NEMHAM). Foram investidos R$ 26.615,00  em equipamentos para a montagem do laboratório: computadores completos, mesas retangulares,  cadeiras polipropileno, datashow , poltronas acolchoadas, armários de aço e mesas de reunião.

O Laboratório de Estudos e Pesquisas em História tem os objetivos de desenvolver estudos históricos em torno de temáticas pesquisadas pelos núcleos NEIHR e NEMHAM, organizar e promover cursos de extensão, simpósios, ciclos de debates nas áreas de História Antiga e Medieval, História das Religiões e das Religiosidades; incentivar a realização de estudos, pesquisas, cursos, debates e constituir e resguardar acervos documentais, iconográficos e bibliográficos para o desenvolvimento de pesquisas nas áreas dos núcleos.

O Núcleo de Estudos Multidisciplinares de História Antiga e Medieval (NEMHAM), coordenado pelo professor Fabrício Nascimento, produz a revista eletrônica Mythos, que está em sua décima edição. A revista tem o objetivo de divulgar pesquisas, democratizar o conhecimento e estimular novas investigações, permitindo o amplo acesso por parte da comunidade em geral.

“O novo espaço tem um valor muito grande. A partir de agora todos os alunos do núcleo terão um local para estudos específicos, para desenvolver suas pesquisas e debater ideias. Nós tínhamos que percorrer toda a universidade para encontramos uma sala vaga para reunir os alunos, orientar uma pesquisa, era um desafio porque não havia espaço. O novo laboratório vai dar um impulso gigantesco com relação às pesquisas da UEMASUL”, destacou Fabrício.

O outro núcleo que irá utilizar o laboratório é o Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar em História das Religiões (NEIHR). O núcleo tem como objetivo a realização de pesquisas que priorizem o desenvolvimento histórico das religiões, suas interfaces com as relações de poder, a cultura e o cotidiano, valorizando o diálogo interdisciplinar com as ciências sociais. O NEIHR possui duas linhas de pesquisas, uma voltada para o desenvolvimento histórico dos protestantismos e dos pentecostalismos no Brasil, e outra mais abrangente, envolvendo todas as tradições e manifestações religiosas.

Para o coordenador do NEIHR, professor Moab Cesar Carvalho Costa, o novo espaço é uma grande conquista para o curso e para a instituição. “Sua importância vai além de um local reservado para reuniões de planejamentos, estudos e construção das narrativas com bases nas pesquisas bibliográfica e de campo. É espaço de treinamento para apresentação de comunicações e conferências de nossos alunos nos eventos científicos locais, nacionais e internacionais. Uma grande conquista”, destacou.

O laboratório de Estudos e Pesquisas em História atende a antigas reivindicações do curso. Nele poderão ser adotadas, além das pesquisas que exigem aparato técnico, aulas técnicas de elaboração de projetos de pesquisas, e exercícios de práticas docentes, sob a orientação dos coordenadores dos núcleos. O Laboratório também está aberto para visitantes, docentes e/ou discentes pesquisadores de outras Instituições de Ensino Superior e egressos do curso de História.

Texto: Mari Marconccine
Fotos: Jefferson Sousa
Assessoria de Comunicação UEMASUL

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom UEMASUL e com o nome do fotógrafo.