MEDICINA

UEMASUL formaliza participação em contrato na área da saúde

O COAPES garante que a comunidade acadêmica tenha contato durante todo o curso de Medicina com a realidade da saúde local.

Com a criação do curso de Medicina, a UEMASUL passou a acompanhar o processo de formação do COAPES regional. Foto: Ascom/UEMASUL.

A Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) oficializou sua participação no Contrato Organizativo de Ação de Ensino-Saúde (COAPES), nesta quarta-feira (14). O COAPES busca fortalecer a formação de profissionais de saúde em consonância aos princípios e diretrizes do SUS. A assinatura do Contrato representa a consolidação de mais uma etapa de  implantação do  Centro de Ciências da Saúde (CCS), que terá o ingresso da primeira turma do curso de Medicina no período 2020.2, em janeiro de 2021. Estiveram presentes na solenidade membros de instituições envolvidas, entre eles, a Gestora Regional da Saúde, Antônia Iracilda Silva Viana, a diretora da Escola de Saúde Pública do Maranhão, Ana Lúcia Nunes, e a reitora da UEMASUL, Elizabeth Nunes Fernandes.

O COAPES estabelece fluxos de atendimento e capacitação, garantindo treinamento e formação continuada, favorecendo a comunidade e também as instituições de ensino, que terão mais instrumentos de saúde à disposição para colocar seus alunos em campo de prática. A universidade esteve presente, desde 2018, da elaboração do primeiro COAPES da Região Tocantina do Maranhão, que foi ressaltado pela Drª. Antônia Iracilda Silva. “A UEMASUL se destaca ao participar do COAPES desde a estruturação do curso de Medicina. O que demonstra o interesse em se integrar à toda política de saúde da região, conhecendo o território e os espaços, assim preparando para que o aluno tenha qualidade no processo de aprendizagem”, afirmou.

Durante o evento, a reitora Elizabeth Nunes Fernandes, destacou o compromisso da universidade com o desenvolvimento humano e com avanço social da comunidade. “A assinatura do COAPES representa o compromisso da instituição em oferecer ensino de qualidade e garantir que o profissional que sai da instituição esteja preparado para enfrentar diversas situações, principalmente, suprir as carências da região, não apenas de forma técnica, mas também atendendo as necessidades humana e social. É a participação da UEMASUL no processo de diálogo e formação coletiva ”, salientou.

O COAPES visa melhorar o atendimento, serviço e ensino, além de reforçar a atenção prestada à comunidade. Foto: Ascom/UEMASUL

Centro de Ciências da Saúde – Curso de Medicina

O curso de Medicina foi criado pela Resolução nº 075/2019 – CONSUN/UEMASUL, que também autoriza o funcionamento e aprova o Projeto Pedagógico do curso. Sua criação representa o fortalecimento das políticas públicas de saúde no Estado e de educação da Região Tocantina e a expansão da universidade.

A diretora da Escola de Saúde Pública do Maranhão, Ana Lúcia Nunes, afirma que a criação do Centro de Ciências da Saúde, em destaque o curso de medicina, dará novos rumos ao conceito de saúde na região. “Nós precisamos de médicos vocacionados para a atenção primária, com olhar cuidador direcionado ao paciente, e a UEMASUL tem tratado da estruturação deste curso com muito cuidado para garantir este zelo na formação do profissional”, completou.

Devido às mudanças no calendário acadêmico em decorrência da pandemia da Covd-19, o segundo semestre do ano de 2020 foi remarcado, assim a aula inaugural do curso de medicina da UEMASUL está prevista para janeiro de 2021.