semestre 2022.1

UEMASUL forma mais 189 novos profissionais

As cerimônias contaram com 153 formandos do campus Imperatriz e 36 formandos do campus Açailândia.

Lorena Marques Guimarães

Reitora Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves outorga o grau aos novos profissionais. Foto: Ascom/UEMASUL.

Em cerimônias realizadas nos dias 10, 11, 13, 17 e 20 de outubro, a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) formou 189 novos profissionais. A temporada de Outorgas de grau é respectiva ao semestre letivo de 2022.1. e contemplou acadêmicos de 13 cursos da universidade, entre licenciaturas, bacharelados e tecnólogo.

A reitora da UEMASUL, professora Luciléa Lopes Gonçalves falou sobre a importância do momento, ressaltando sua satisfação em fazer parte da conquista dos alunos e a representatividade das colações de grau. “É uma alegria imensa ver a realização de tantos sonhos, proporcionados pela educação e concretizados por esta universidade, que representa uma conquista do povo maranhense, em especial da região Tocantina do Maranhão. Não são apenas 189 novos profissionais, são 189 famílias influenciadas pelo poder de transformação da educação e incontáveis crianças e adolescentes que receberão educação por meio destes profissionais que estamos formando nos cursos de licenciatura, e assim perpetuamos o desenvolvimento em nossa região de abrangência”, disse.

Durante uma das colações, o formando de História, Wanderson Sousa Costa fez um discurso emocionante, deixando uma mensagem de motivação e esperança: “Que possamos enxergar humanidade nas pessoas e potencializar seus sonhos, e fazer todos os dias o esperançar. Que possamos ser semeadores. E que a cada alvorada nunca nos esqueçamos, não estamos sozinhos, nunca estivemos. Como cantou nossa grande Elza Soares “Nosso choro não é nada além de carnaval. É lágrima de samba na ponta dos pés”, que possamos celebrar todas nossas conquistas e acreditar que somos dignos de conquistá-las” .

No campus Imperatriz aconteceram quatro cerimônias de Outorga de grau. A primeira, com 29 formandos contemplou os cursos do Centro de Ciências Agrárias: Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal e Medicina Veterinária. A segunda cerimônia, contemplou 43 formandos dos cursos do Centro de Ciências Exatas, Naturais e Tecnológicas: Ciências Biológicas, Física, Matemática e Química. A terceira e quarta noites de cerimônias contemplaram formandos do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Letras. Foram 43 formandos dos cursos de História e Pedagogia que receberam o grau na noite do dia 13 de outubro, e 36 formandos dos cursos de Geografia, Letras/Português e Letras/Inglês,  que receberam o grau no dia 17 de outubro.

No Centro de Ciências Humanas, Sociais, Tecnológicas e Letras (campus Açailândia), 36 formandos receberam o grau dos cursos de Tecnologia em Gestão Ambiental e Letras/Português,  na noite do dia 20 de outubro.  O novo licenciado em Letras/Português, Cleilson Moraes Silva Ribeiro. “Estou extremamente feliz e realizado em ter concluído a graduação. Foram anos de muito sacrifício e de muito aprendizado. Quando saímos da universidade é nítida a mudança em nossa vida, a forma de pensar, de ver o mundo e a sociedade à nossa volta. Tudo se torna importante e o que iremos fazer para contribuir com o meio em que vivemos passa a ser prioridade”, concluiu.

O momento das Outorgas de grau,  celebra a grande conquista dos acadêmicos junto aos professores e familiares e reforça o compromisso da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão UEMASUL,  de produzir e difundir conhecimentos, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão e formar profissionais éticos e competentes, com responsabilidade social, contribuindo para a elevação cultural, social e científica do maranhão e do brasil.