Pós-Graduação

UEMASUL firma parceria com UEMA e traz Mestrado em Ciências Agrárias para Imperatriz

Parceria entre universidades vai possibilita o ingresso de graduados no setor agrícola, florestal e de áreas afins.

Um homem aparece agachado, usando chapéu, em meio a uma plantação de soja.

O mestrado é destinado a profissionais de Agronomia, Engenharia Florestal, Ciências Biológicas e áreas afins. Créditos da foto: Internet/Divulgação.

Publicado na última quinta-feira (2), o edital de abertura do processo seletivo para o curso de Mestrado em Agricultura e Meio Ambiente é resultado da parceira e cooperação entre a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL).

Elaborado antes da implantação da UEMASUL, a criação do programa de pós-graduação teve participação efetiva de docentes que hoje estão lotados na mais nova instituição de ensino superior do Maranhão. São 15 vagas ofertadas, divididas entre o campus da UEMASUL em Imperatriz e o campus da UEMA em Balsas, nas linhas de pesquisa: “Manejo Sustentável e Produtividade de Ambientes Agrícolas” e “Restauração e Conservação de Ecossistemas”.

A pós-graduação em Agricultura e Meio Ambiente (PPGAA) é destinada a profissionais graduados em Agronomia, Engenharia Florestal, Ciências Biológicas e áreas afins. Segundo o professor José Roberto, coordenador do mestrado, o diálogo entre as duas instituição foi fundamental para que o projeto se tornasse viável. “É uma parceria muito salutar e quem ganha é toda a região. Além de professores, a UEMASUL também dará suporte com os seus laboratórios da área”, afirmou o coordenador.

As inscrições podem ser realizadas de forma presencial ou por meio de SEDEX, nas secretarias do PPGAA de Balsas e do campus Imperatriz da UEMASUL. Além de entregar cópias de documentos e a ficha de inscrição preenchida, os candidatos deverão pagar uma taxa no valor de R$ 150,00, conforme descrito no edital do seletivo. As inscrições encerram no dia 3 de março.

O processo seletivo será dividido em duas fases. A primeira fase é uma prova escrita de conhecimentos específicos, prevista para ser realizada no dia 13 de março. A prova será composta por dez questões objetivas e subjetivas, sendo cada questão com o valor máximo de 1,0 ponto. Serão aprovados os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 7,0. No mesmo dia, no período vespertino será aplicada a prova de língua estrangeira.

A segunda fase, de caráter classificatório, constitui na arguição e defesa da carta de intenção e análise do Curriculum Vitae e acontece no período de 14 a 17 de março. O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 28 de março. Os candidatos aprovados deverão realizar as matrículas nos dias 13 e 14 de abril. As aulas serão iniciadas no dia 17 de abril de 2017, em Imperatriz e Balsas.