internacionalização

UEMASUL e Universidade de Cabo Verde firmam acordo de Cooperação Internacional

A primeira ação executada em conjunto pelas duas instituições será o projeto Conexões Linguísticas e Literárias Brasil-Cabo Verde, que possibilitará a troca de saberes entre alunos e professores do Brasil e de Cabo Verde.

As Gestões Superiores da UEMASUL e da Uni-CV, diretores de Centro, professores dos cursos de Letras Português dos campi Açailândia, Estreito e Imperatriz participaram da solenidade. Foto: Ascom/UEMASUL.

A Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) e a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) assinaram, na manhã desta segunda-feira (13), um Acordo de Cooperação Internacional que tem como objetivo estabelecer o intercâmbio de conhecimentos e assistência técnica e científica, relacionados ao ensino, pesquisa, extensão, inovação, administração universitária e capacitação de recursos humanos entre as duas instituições. O acordo prevê ainda o estímulo e a implementação de programas de cooperação técnico-científica e cultural.

Na cerimônia, realizada de forma remota, estiveram presentes as Gestões Superiores da UEMASUL e da Uni-CV, além dos Diretores de Centro da UEMASUL e dos diretores e professores dos cursos de Letras Português dos campi Açailândia, Estreito e Imperatriz. A cooperação entre a UEMASUL e a Uni-CV será baseada na participação conjunta das duas instituições, com o propósito de acelerar e assegurar a expansão qualitativa e quantitativa no ensino superior.

A Reitora na UEMASUL, professora Elizabeth Nunes Fernandes, falou sobre a emoção da assinatura do primeiro Acordo Internacional da instituição. “É de uma emoção e de uma importância muito grande esse momento para nós. É o nosso primeiro acordo internacional e com uma universidade tão especial, que nos acolheu tão bem. Além da afinidade da língua, temos outra afinidade, que é a de estudar a África, entender a importância da nossa história, de tudo que nos liga dentro desse continente. A internacionalização não acontece de uma hora para outra, ela se constrói. E este é o caminho. A UEMASUL é uma universidade regional, mas com visão internacional. Queremos uma universidade que ultrapasse todas as fronteiras, nacionais e internacionais”, destacou.

A Reitora da UEMASUL, professora Elizabeth Nunes Fernandes e a professora Maria de Lourdes Gonçalves, Pró-Reitora para a Extensão Universitária da Universidade de Cabo Verde assinaram o Acordo de Cooperação Internacional. Foto: Ascom/UEMASUL.

O acordo prevê o trabalho conjunto entre docentes dos cursos que as duas instituições oferecem, por meio de projetos de ensino, pesquisa e extensão. A primeira ação do acordo será a execução do projeto Conexões Linguísticas e Literárias Brasil-Cabo Verde, que possibilitará a troca de saberes entre alunos e professores do Brasil e de Cabo Verde dos cursos de Letras e áreas afins. O projeto irá desenvolver atividades de aperfeiçoamento profissional voltadas para a formação continuada do professor de língua portuguesa, literaturas brasileira e cabo-verdiana, promovendo o intercâmbio acadêmico virtual e presencial de professores e estudantes, da graduação e da pós-graduação, cabo-verdianos e brasileiros.

Para a professora Maria de Lourdes Gonçalves, Pró-Reitora para a Extensão Universitária da Uni-CV, que representou a Reitora Judite Medina do Nascimento na cerimônia, a assinatura do acordo irá fortalecer ainda mais as duas instituições. “Acreditamos que as parcerias entre as nossas instituições vão nos permitir desenvolver pesquisas comparativas que abrangem espaços das duas regiões. Um outro aspecto que gostaríamos de ressaltar, é que a nossa universidade possui uma forte vocação internacional alinhada com a própria natureza da Nação. Este acordo de cooperação será um instrumento fortalecedor nas áreas de ensino, de pesquisa e de extensão. Iremos juntos promover um salto quantitativo entre as nossas instituições, em uma parceria que desejamos que seja auspiciosa”.

Atividades

Entre as atividades de cooperação estão o intercâmbio de professores, pesquisadores, estudantes e servidores técnico-administrativos; o desenvolvimento de projetos de pesquisa científica e publicações de forma conjunta; a promoção de eventos, como palestras, simpósios e workshops; e o desenvolvimento de projetos de pesquisa por meio de seus respectivos cursos.

O acordo tem duração de cinco anos e as atividades serão iniciadas ainda neste mês de setembro. São responsáveis pelo desenvolvimento dos projetos, frutos do acordo, a Pró-Reitoria de Gestão e Sustentabilidade Acadêmica (PROGESA); Pró-Reitoria de  Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPGI); Assessoria de Assuntos Internacionais da UEMASUL; Programas de Pós-Graduação da UEMASUL e da Uni-CV e a Cátedra Eugênio Tavares da Uni-CV.

Texto: Fernando Ralfer
Fotos: Reprodução/Google Meet
Assessoria de Comunicação UEMASUL

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom UEMASUL e com o nome do fotógrafo.