CONVÊNIO

UEMASUL e SAGRIMA promovem reunião sobre Programa de Residência em Agrárias

O encontro fortaleceu a parceria da UEMASUL no Programa Institucional de Residência Agropecuária, que irá oportunizar a inserção no mercado de trabalho de profissionais da área, egressos das universidades estaduais.

Estiveram presentes à reunião Diretores de Centro, de Curso e professores dos três campi da UEMASUL: Açailândia, Estreito e Imperatriz. Foto: ASCOM/UEMASUL.

Na manhã desta quarta-feira (23), a reitora Elizabeth Nunes Fernandes e demais membros da gestão da Universidade Estadual da Região Tocantina (UEMASUL) participaram de reunião com o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca do Maranhão, Sérgio Delmiro e técnicos da SAGRIMA, diretoras e diretores de Centros de Ensino, e professoras e professores dos cursos da UEMASUL relacionados à área de Ciências Agrárias.

O encontro fortaleceu a parceria da UEMASUL no Programa Institucional de Residência Agropecuária do Estado, que irá oportunizar a inserção no mercado de trabalho de profissionais da área de Ciências Agrárias, egressos das universidades estaduais do Maranhão, e que serão mantidos a partir de bolsas financiadas pelo Governo do Estado. A iniciativa é parte do Programa Trabalho Jovem, que contém diversos eixos de ação para propiciar renda aos jovens do Maranhão.

Durante a reunião, as professoras Mauricélia Almeida, do diretora do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Campus Imperatriz, e Daniele Lima, do Centro de Ciências Agrárias, Naturais e Letras (CCANL), campus Estreito, apresentaram as pesquisas e atividades desenvolvidas na universidade.

“Este programa irá atender aos Centros, no sentido de qualificar os egressos que ainda não tiveram oportunidade de estarem no mercado de trabalho, e estamos muito felizes porque o governo estadual inseriu a UEMASUL. A residência, também é uma forma de firmarmos parceria com diversas empresas, afim de levar nossos discentes para aulas práticas. É um programa excelente para na nossa instituição, especialmente para os Centros de Ciências Agrárias”, destacou a professora Mauricélia.

O programa também visa orientar os egressos e profissionais que estarão em campo, dentro das propriedades rurais do Agronegócio. Serão destinadas 100 vagas para os cursos de Engenharia Agronômica, Engenharia de Pesca, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária e Zootecnia. Destes, três cursos serão orientados pela UEMASUL e, os demais pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

A reitora Elizabeth Nunes Fernandes destaca a importância da parceria entre as universidades e as empresas. “O Programa de Residência foi lançado recentemente, fruto da cooperação entre as universidades, a SAGRIMA e a FAPEMA, sendo uma oportunidade única para os egressos com até dois anos de formação e funcionando como um curso de aperfeiçoamento. Ganham as empresas, os egressos e as universidades, pois ambas terão oportunidade de firmar parcerias com diversas indústrias”.

Na ocasião, os técnicos da SAGRIMA, juntamente com o secretário Sérgio Delmiro, e docentes da UEMASUL visitaram a obra do novo Centro de Ciências Agrárias (CCA), campus Imperatriz. “Ficamos impressionados com a estrutura que será oferecida aos nossos alunos de Ciências Agrárias e, principalmente, essa estrutura que irá formar profissionais com uma educação diferenciada para atender todo o estado do Maranhão”, afirmou o secretário.

Avanços

O secretário da SAGRIMA, Sérgio Delmiro, anunciou parceria em 2022 para programa de estágio e o deputado estadual Marco Aurélio (PCdoB), que também compareceu à reunião, informou a destinação de emenda parlamentar no valor de R$ 200 mil para o curso de Medicina Veterinária da UEMASUL.

Sobre o Programa

O Programa Institucional de Residência Profissional em Ciências Agrárias é coordenado pela SAGRIMA, com o apoio Acadêmico e Científico da UEMA e UEMASUL, e a seleção dos candidatos será realizada pela FAPEMA. Está prevista a oferta de 100 vagas, distribuídas da seguinte forma: 35 vagas para formados em Agronomia ou Engenharia Agronômica, 10 vagas para formados em Engenharia Florestal, 10 vagas para formados em Engenharia de Pesca, 35 vagas para formados em Medicina Veterinária e 10 vagas para formados em Zootecnia, com a orientação dos residentes por professores da UEMA e da UEMASUL.

A residência terá duração de um ano, com carga horária de 1.920 horas, das quais 90% se destinam ao treinamento prático profissional supervisionado e 10% ao aprofundamento teórico, por meio de seminários e discussões técnicas, em regime de 40 horas semanais. Os residentes contarão, ainda, com uma bolsa mensal no valor mensal no valor de R$ 2 mil.