parceria

UEMASUL e Fundação Darcy Ribeiro firmam parceria em projeto de estímulo à leitura

São 50 volumes pertencentes ao projeto Biblioteca Básica Brasileira que estarão disponível à comunidade acadêmica. O projeto é um instrumento para apresentar o Brasil aos brasileiros.

Durante reunião foram discutidas ações conjuntas das instituições presentes durante o centenário de Darcy Ribeiro. Foto: Reprodução.

A reitora da UEMASUL, Elizabeth Nunes Fernandes, participou de reunião remota na última terça-feira (03), com representantes de Instituições Públicas de Ensino Superior do Maranhão a convite do presidente da Fundação Darcy Ribeiro, José Ronaldo Alves da Cunha. O objetivo foi discutir parceria na realização de atividades do centenário do antropólogo e sociólogo Darcy Ribeiro, com destaque ao projeto de estímulo à leitura.

São 50 volumes que fazem parte do projeto Biblioteca Básica Brasileira, confeccionados para o fomento de ações que proporcionem o hábito da leitura entre os estudantes e estimulem conhecimento mais profundo acerca da história e da cultura do Brasil. Durante a reunião, o presidente da Fundação Darcy Riberio, José Ronaldo Alves da Cunha, salientou a importância da parceria com as IES. “Nós temos a condição de distribuir essas obras impressas às bibliotecas públicas, também disponibilizamos a versão digital. Com a parceria é possível que essas obras sejam trabalhadas em sala de aula e que fiquem à disposição do estudante”, explicou.

A participação da UEMASUL no projeto será definida em conjunto com outras práticas de estímulo à leitura e difusão de conhecimento dentro da universidade. A reitora Elizabeth Nunes Fernandes destacou a importância da presença da UEMASUL em parcerias que visam o desenvolvimento cultural e social da região Tocantina do Maranhão. “É uma satisfação contribuir com projetos que estão alinhados aos objetivos da UEMASUL. A Biblioteca Básica Brasileira reúne obras literárias e científicas produzidas no Brasil e sobre o Brasil proporcionando à comunidade acadêmica conhecimento sobre diversos temas”, afirmou.

Fundação Darcy Ribeiro

A Fundação Darcy Ribeiro é uma instituição dedicada à pesquisa e ao desenvolvimento de projetos educacionais, culturais, sociais e científicos. É uma instituição sem fins lucrativos, criada em 1996 pelo antropólogo e sociólogo Darcy Ribeiro. Tem sede própria na cidade do Rio de Janeiro, e mantém representação em Brasília, no Memorial Darcy Ribeiro, localizado no campus da UnB – Universidade de Brasília.