Fomento

UEMASUL e FAPEMA lançam edital de incentivo à pesquisa em saúde

O objetivo do edital é apoiar projetos de extensão universitária que possam contribuir para a formação acadêmico-científica.

O Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), em parceria com Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), lança edital com o objetivo de apoiar projetos de extensão universitária que possam contribuir para a formação acadêmico-científica na área da saúde do campus Imperatriz, por meio da linha de ação “Mais Qualificação”. As propostas devem ser submetidas até dia 17 de dezembro. Todas as informações estão no site da FAPEMA.

Assinatura do edital durante a inauguração do Centro de Ciências Agrárias. Foto: Ascom/UEMSUL

O edital é destinado a docentes vinculados ao quadro de professores do curso de Medicina da UEMASUL e funcionários em efetivo exercício pertencentes à Rede de Atenção à Saúde na Região de Imperatriz, com graduação em Medicina e Enfermagem. Os projetos deverão obrigatoriamente contemplar um dos eixos: Saúde da criança, Saúde da mulher, Saúde do adulto e idoso, Endemias negligenciadas e emergentes e Assistência psicossocial. Serão destinados até R$ 396.000,00, na modalidade bolsa, com 12 meses de vigência. A proposta deve ser submetida on-line, mediante preenchimento e envio do formulário de solicitação disponível na Plataforma Patronage da FAPEMA.

MED Saúde

O programa MED Saúde é objeto do Acordo de Cooperação Técnica nº 08/2021 entre a FAPEMA e a UEMASUL, cujo objetivo é a realização de ações acadêmicas de extensão universitária, fortalecimento da cooperação entre os integrantes da rede de atenção à saúde e com os cursos voltados à área da saúde na Região de Imperatriz. As ações em interface com pesquisa e extensão configuram-se como uma ferramenta importante no monitoramento, aprimoramento e intervenção na realidade epidemiológica, sanitária e sociocultural na referida região, além de contribuir com a formação acadêmico-científica.

O acordo foi assinado no dia 3 de novembro, durante solenidade de inauguração do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UEMASUL. A reitora Elizabeth Nunes Fernandes e o governador Flávio Dino assinaram ainda a autorização para a realização do concurso para o curso de Medicina.

Texto: Jefferson Sousa
Assessoria de Comunicação UEMASUL