PLANEJAMENTO

UEMASUL discute o Plano de Desenvolvimento Institucional 2022-2026

A construção do documento acontece de forma colaborativa entre os docentes, técnicos administrativos e discentes dos três campi da instituição.

As primeiras reuniões para elaboração do PDI acontecem no ano passado, nas quais foram definidas algumas comissões de trabalho. Foto: ARQUIVO/UEMASUL.

Gestores da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD) e diretores de Centro da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) realizam ações e reunião para elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para o quinquênio 2022-2026. O PDI é um importante instrumento norteador das ações da UEMASUL, para promover uma educação pública gratuita e de qualidade e que impulsiona o desenvolvimento junto aos 22 municípios da região Tocantina, contribuindo para a elevação dos índices e indicadores de desenvolvimento humano do estado do Maranhão.

É com este documento que a instituição executa programas, projetos e atividades que representam as aspirações da comunidade universitária para atingir os seus objetivos mais relevantes, como explica a pró-reitora da PROPLAD, Sheila Elke Araújo Nunes. “O PDI é um instrumento muito importante e necessário para a governança na universidade. A sua construção acontece de forma colaborativa com os Centros, incluindo os docentes, técnicos -administrativos e discentes, no sentido de todos contribuírem na elaboração de propostas, que serão recebidas pelas suas respectivas comissões. O PDI será trabalhado em capítulos. Estaremos trabalhando desde o perfil institucional, projeto pedagógico e perfil institucionais, até às políticas de atendimento aos discentes e outros”.

Este será o segundo PDI da UEMASUL (o primeiro contemplou o quinquênio 2017-2021). Por meio deste documento, também será elaborado novo plano de administração e implantação de cursos, organização administrativa e governança, desenvolvimento institucional, dando ênfase para a agenda transversal e outros, além de trabalhar a política de gestão de pessoas. Na parte de infraestrutura e acessibilidade, o documento irá promover a avaliação e o acompanhamento do desenvolvimento institucional e a gestão financeira e orçamentária da UEMASUL.

No final de 2020, a Gestão Superior reuniu-se com diretores e professores dos campi Açailândia e Estreito, para avaliar as ações desenvolvidas no PDI 2017-2021. Foto: ARQUIVO/UEMASUL.

A comunidade acadêmica será convidada a participar do desenvolvimento do PDI, através de consulta online no site institucional, no sentido de opinar sobre a missão, a visão e os valores da universidade. Durante o período de construção, diversos grupos irão atuar no processo: são Comissões Temáticas, Avaliativa e Executiva. Esta última se reunirá semanalmente, traçando os planos de trabalho e acompanhando as atividades das demais comissões.

O coordenador de Planejamento e Administração, professor Júlio Rodrigues, explica sobre o processo de elaboração do projeto do PDI e a criação das comissões. “No final do mês de abril do ano passado nós elaboramos o projeto do PDI e em dezembro, foram realizadas reuniões para definir algumas comissões. Saiu uma portaria nesse mês de janeiro para a comissão Executiva e também teremos 10 comissões temáticas e uma Avaliativa. O cronograma de trabalho de 2021 está iniciando agora e será finalizado até o mês de junho, para passar pelo CONSUN [Conselho Universitário] em seguida”.

Projeto Pedagógico Institucional (PPI)

O PDI representa o compromisso de consolidar a UEMASUL como uma instituição universitária democrática, participativa, atuante, sólida, promissora e dinamizadora da cidadania ativa, que tem o progresso da ciência, da educação e da cultura como metas fundamentais. Em sua estrutura, também tem-se o Projeto Pedagógico Institucional (PPI), que mostra o papel institucional da UEMASUL, que também é social.

Além do PPI, que é o principal eixo político-pedagógico do plano, os demais eixos temáticos essenciais são: plano de oferta de cursos, corpo docente, corpo técnico-administrativo, organização administrativa, infraestrutura, políticas de apoio ao discente, aspectos orçamentários e financeiros e avaliação e acompanhamento do desenvolvimento institucional. Os documentos serão apresentados  ao Conselho Estadual de Educação do Maranhão (CEE-MA) no período de recredenciamento da universidade.