SALA DE IMPRENSA

PLANEJAMENTO

UEMASUL discute o Plano de Desenvolvimento Institucional 2022-2026

A construção do documento acontece de forma colaborativa entre os docentes, técnicos administrativos e discentes dos três campi da instituição.


Ascom UEMASUL

As primeiras reuniões para elaboração do PDI acontecem no ano passado, nas quais foram definidas algumas comissões de trabalho. Foto: ARQUIVO/UEMASUL.

Gestores da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD) e diretores de Centro da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) realizam ações e reunião para elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para o quinquênio 2022-2026. O PDI é um importante instrumento norteador das ações da UEMASUL, para promover uma educação pública gratuita e de qualidade e que impulsiona o desenvolvimento junto aos 22 municípios da região Tocantina, contribuindo para a elevação dos índices e indicadores de desenvolvimento humano do estado do Maranhão.

É com este documento que a instituição executa programas, projetos e atividades que representam as aspirações da comunidade universitária para atingir os seus objetivos mais relevantes, como explica a pró-reitora da PROPLAD, Sheila Elke Araújo Nunes. “O PDI é um instrumento muito importante e necessário para a governança na universidade. A sua construção acontece de forma colaborativa com os Centros, incluindo os docentes, técnicos -administrativos e discentes, no sentido de todos contribuírem na elaboração de propostas, que serão recebidas pelas suas respectivas comissões. O PDI será trabalhado em capítulos. Estaremos trabalhando desde o perfil institucional, projeto pedagógico e perfil institucionais, até às políticas de atendimento aos discentes e outros”.

Este será o segundo PDI da UEMASUL (o primeiro contemplou o quinquênio 2017-2021). Por meio deste documento, também será elaborado novo plano de administração e implantação de cursos, organização administrativa e governança, desenvolvimento institucional, dando ênfase para a agenda transversal e outros, além de trabalhar a política de gestão de pessoas. Na parte de infraestrutura e acessibilidade, o documento irá promover a avaliação e o acompanhamento do desenvolvimento institucional e a gestão financeira e orçamentária da UEMASUL.

No final de 2020, a Gestão Superior reuniu-se com diretores e professores dos campi Açailândia e Estreito, para avaliar as ações desenvolvidas no PDI 2017-2021. Foto: ARQUIVO/UEMASUL.

A comunidade acadêmica será convidada a participar do desenvolvimento do PDI, através de consulta online no site institucional, no sentido de opinar sobre a missão, a visão e os valores da universidade. Durante o período de construção, diversos grupos irão atuar no processo: são Comissões Temáticas, Avaliativa e Executiva. Esta última se reunirá semanalmente, traçando os planos de trabalho e acompanhando as atividades das demais comissões.

O coordenador de Planejamento e Administração, professor Júlio Rodrigues, explica sobre o processo de elaboração do projeto do PDI e a criação das comissões. “No final do mês de abril do ano passado nós elaboramos o projeto do PDI e em dezembro, foram realizadas reuniões para definir algumas comissões. Saiu uma portaria nesse mês de janeiro para a comissão Executiva e também teremos 10 comissões temáticas e uma Avaliativa. O cronograma de trabalho de 2021 está iniciando agora e será finalizado até o mês de junho, para passar pelo CONSUN [Conselho Universitário] em seguida”.

Projeto Pedagógico Institucional (PPI)

O PDI representa o compromisso de consolidar a UEMASUL como uma instituição universitária democrática, participativa, atuante, sólida, promissora e dinamizadora da cidadania ativa, que tem o progresso da ciência, da educação e da cultura como metas fundamentais. Em sua estrutura, também tem-se o Projeto Pedagógico Institucional (PPI), que mostra o papel institucional da UEMASUL, que também é social.

Além do PPI, que é o principal eixo político-pedagógico do plano, os demais eixos temáticos essenciais são: plano de oferta de cursos, corpo docente, corpo técnico-administrativo, organização administrativa, infraestrutura, políticas de apoio ao discente, aspectos orçamentários e financeiros e avaliação e acompanhamento do desenvolvimento institucional. Os documentos serão apresentados  ao Conselho Estadual de Educação do Maranhão (CEE-MA) no período de recredenciamento da universidade.


SIGA A UEMASUL NAS REDES SOCIAIS

PRÓ-REITORIAS
UNIDADES ACADÊMICAS
CONHEÇA A UEMASUL

Campus Imperatriz

(99) 3525 7875
R. Godofredo Viana, 1300 – Centro
CEP: 65901- 480
Imperatriz-MA

Campus Açailândia

(99) 3538 4509
Rua Topázio, 100 – Vila São Francisco
CEP: 65930-000
Açailândia-MA

Campus Estreito

Av. Brejo do Pinto, S/N – Brejo do Pinto
CEP: 65975-000
Estreito-MA

Brasão UEMASUL.

Universidade Estadual
da Região Tocantina do Maranhão

CNPJ: 26.677.304/0001-81
Criada nos termos da Lei Nº 10.525 de 03/11/2016

© 2020 – Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por SEATI MA.

google FaceBook twitter نحوه انجام بازی انفجار کرش بهترین سایت شرط بندی و پیش بینی فوتبال ایرانی سایت پیش بینی فوتبال معتبر پرشین بت معرفی سایت پیش بینی و شرط بندی فوتبال آدرس جدید سایت شرط بندی بت فوروارد فارسی سایت شرط بندی ولف بت میلاد حاتمی لینک ورود به ادرس جدید سایت abt90 با مدیریت ساشا سبحانی سایت پویان مختاری یا سایت شرط بندی حضرات سایت abt90 ساشا سبحانی میلاد حاتمی سایت بازی انفجار پابلو بت علیشمس سایت hotbet دنیا جهانبخت آموزش بازی انفجار آنلاین آدرس سایت abt90 ساشا سبحانی سایت شرط بندی takbet لینک آدرس جدید سایت شرط بندی wolfbet با مدیریت میلاد حاتمی آدرس سایت شرط بندی جت بت سایت پیش بینی فوتبال بت فا ثبت نام و ورود به سایت چیتا بت از این لینک نیلی افشار لینک سایت حضرات بت پویان مختاری سایت هات بت دنیا جهانبخت لینک سایت سنگین بت حصین ابلیس سایت ای بی تی 90 ساشا سبحانی لیست بهترین سایت های شرط بندی ایرانی به همراه معرفی آن ها hivanews اطلاع رسانی های دنیای شرط بندی اطلاع رسانی های دنیای شرط بندی سایت بازی انفجار تتلو tatal bet سایت شرط بندی تتل بت tatalbet سایت شرط بندی امیر تتلو tatalbet