Patrimônio Cultural de Vila Nova dos Martírios será tema de projeto da UEMASUL

O município agrega grandes áreas de silvicultura, além de explorar o extrativismo do açaí, chamado pelos vilanovenses de “ouro negro”.

Sônia Maria e Lucileia Ferreira discutem projeto para cidade abrangida pela UEMASUL.

Projeto busca articular ações que viabilizem o potencial da cidade. Foto: Ascom/UEMASUL.

Com a divulgação do resultado dos aprovados pelo edital de cidades da Fundação de Amparo à Pesquisa do Maranhão (FAPEMA), a UEMASUL arrecada financiamento para mais um projeto de pesquisa, desta vez para o Registro do Patrimônio Cultural e da Memória na Cidade de Vila Nova dos Martírios.

Um dos compromissos da UEMASUL é promover o desenvolvimento regional, articulando junto às comunidades ações baseadas nos potenciais de cada cidade, buscando atender as diversas demandas existentes. A proposta aprovada é multidisciplinar e visa apresentar a memória e a cultura da cidade como recurso didático ao ensino de língua portuguesa no ensino fundamental.

Emancipada em 1988, Vila Nova dos Martírios é uma das 22 cidades que estão incluídas na área de abrangência da UEMASUL, e tem cerca de 2 mil alunos matriculados no ensino fundamental na rede pública. O município, que está a 115 km de Imperatriz, integra a bacia leiteira do estado, agrega grandes áreas de silvicultura para a produção de papel e carvão, além de explorar de forma significativa o extrativismo do açaí, chamado pelos vilanovenses de “ouro negro”.

Entrevistas com integrantes da Cooperativa dos Açaizeiros da Região Tocantina (COOAÇAÍ) serão fundamentais para a construção de sequência didática para o ensino de língua portuguesa, composto por relatos de memória sobre saberes tradicionais, festas, culinária, meio ambiente e outros aspectos da cultura da região. As propostas escolhidas tinham como principal objetivo contribuir para a resolução de problemas enfrentados nas cidades do Maranhão, e dentre os eixos disponíveis está o de patrimônio cultural e memória, em que o projeto se enquadra.

Durante o ano de ação do projeto, um aluno de graduação da UEMASUL e um aluno de 7º ano, desenvolverão uma sequência didática juntos, a partir de visitas à sede da COOAÇAÍ, palestras na escola e pesquisas, o projeto multidisciplinar foi desenvolvido por duas professoras doutoras, Sônia Maria Nogueira, de Letras, e Lucileia Ferreira Lopes, de Geografia.

“Nós conhecemos Vila Nova dos Martírios, o trabalho da cooperativa e já tínhamos um professor parceiro em uma das escolas. Por isso, pensamos em fazer uma sequência didática em que um graduando e um aluno de 7º ano trabalhassem juntos no sentido de aproximar a Cooaçaí, a escola e a UEMASUL. Esperamos que a UEMASUL esteja na cidade particularmente com o ensino fundamental para identificarmos estas histórias, estas narrativas, em uma maneira de registrar a memória e a cultura da cidade e principalmente reconhecê-los”, conta Sônia Nogueira, uma das responsáveis pelo projeto.

Os relatos de uma criança para as outras servirão de base para a produção do material, uma forma de aproximar a comunidade da sua história. O professor responsável já fez pesquisas científicas em parceria com a Universidade, e uma das pretensões das idealizadoras é que a equipe – alunos e professor – possam apresentar o resultado em congressos de produção científica.