meu velho amigo

UEMASUL desenvolve projeto de extensão que beneficia idosos

As ações contemplam o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) ao promover ações educativas em saúde, estimulando a formação de profissionais humanizados, reforçando as ações da extensão, com efeitos a curto, médio e longo prazos.

Em Imperatriz,  grande parte da população idosa vive em situação de vulnerabilidade social. As ações do projeto irão estabelecer vínculos de confiança que permitam a troca de saberes médicos ou empíricos. Foto: equipe do projeto.

Segundo o Ministério da Saúde, hoje, no Brasil, os idosos representam 14,3% dos brasileiros, um total de 29,3 milhões de pessoas, e, em 2030, deve superar a quantidade de crianças e adolescentes de zero a 14 anos. O Maranhão, por sua vez, possui 8,3% de idosos, um total de 567.667 pessoas, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE-2020). A longevidade e o envelhecimento da população têm grandes impactos em todos os setores da economia, principalmente na saúde, o que demanda uma atenção especial na oferta de serviços públicos e cuidados básicos proporcionando uma vida mais digna para os idosos e idosas.

Pensando nessa faixa etária da população, nove acadêmicos e acadêmicas da primeira e segunda turmas do curso de Medicina da UEMASUL desenvolvem o projeto “Meu velho amigo”, coordenados pela preceptora enfermeira Sônia Gusmão. O projeto teve início no semestre 2021.2 e será desenvolvido por tempo indeterminado, abordando as necessidades dos idosos em relação aos atendimentos de saúde, bem-estar e outros cuidados, por meio da socialização. Além de recolher dados antropométricos, são aferidas a pressão, glicemia capilar e saturação. Também são realizadas dinâmicas para estimular a atividade psicomotora e servidos lanches para que seja não só um dia no qual se recolhem dados de saúde, mas, um dia especial para se promover a saúde, principalmente a psicológica.

Em Imperatriz, grande parte da população idosa vive em situação de vulnerabilidade social. As ações do projeto irão estabelecer vínculos de confiança que permitam a troca de saberes médicos ou empíricos. O projeto contempla a quantidade de 30 idosos, e inicialmente estão sendo atendidos os moradores do Conjunto Vitória, que frequentam a Unidade Básica de Saúde (UBS) da comunidade. As ações são realizadas uma vez por mês, em conjunto com os funcionários da UBS, que possui uma alta demanda no atendimento a pacientes idosos. A parceria garante que os atendimentos sejam realizados de forma holística, observando-se as necessidades psicossociais de cada paciente. Posteriormente, as ações serão realizadas em outros bairros.

As ações são realizadas em conjunto com os funcionários da Unidade Básica de Saúde, que possui uma alta demanda no atendimento a pacientes idosos. Foto: equipe do projeto.

A estudante Luiza Nascimento Soares Linhares, falou sobre a satisfação em fazer parte do projeto de extensão. “É extremamente gratificante participar de um projeto que visa auxiliar na qualidade de vida dos idosos. O sentimento de poder ajudar, conversar e acompanhar o grupo é de grande felicidade, porque nessa primeira ação foi percebido que muitos deles só precisam de uma escuta, de uma troca. Uma vez que nosso intuito é fortalecer os laços com eles e colocar em prática os valores chave do projeto que são cuidado e amor ”, pontuou.

O projeto cumpre as diretrizes previstas no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Medicina, dentro do eixo Extensão, Ensino e pesquisa e Educação, promovendo ações educativas em saúde, estimulando a formação de profissionais humanizados e reforçando as ações da extensão, com efeitos a curto, médio e longo prazos.

Extensão

O desenvolvimento de políticas de extensão universitária é um instrumento indispensável ao funcionamento e dinamismo das instituições de ensino superior. Por meio dos projetos de extensão se disseminam conhecimentos científicos, artístico-culturais e tecnológicos, promovendo a aproximação e a troca entre universidade e comunidades locais e regionais. Além disso, as ações extensionistas promovem a formação técnica/profissional dos alunos e contribuem para o desenvolvimento da Região Tocantina do Maranhão.

Texto: Mari Marconccine
Fotos: Equipe do projeto de extensão
Assessoria de Comunicação UEMASUL

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom UEMASUL e com o nome do fotógrafo.