coronavírus

UEMASUL cria Comitê de Monitoramento e Avaliação em decorrência do coronavírus

Foram criadas ainda instruções normativas com orientações detalhadas com medidas de prevenção e precaução no âmbito da universidade , em decorrência da pandemia.

Cerca de 15 professores e professoras estão sentados em círculo para uma reunião.

O Comitê tem representantes de todos os setores da instituição e irá atuar durante a pandemia. Foto: Ascom/UEMASUL.

A Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), adotou várias medidas para orientar a comunidade acadêmica durante os dias de suspensão das aulas, seguindo determinação do Governo do Maranhão para todo o estado, em decorrência da pandemia do coronavírus.

Para atuar durante este período, e também para monitorar a evolução da pandemia na cidade, no estado e no país, foi criado na universidade, o Comitê de Monitoramento e Avaliação (CMA). O comitê é composto por representantes de cada setor da instituição: vice-reitoria, três pró-reitorias, três centro de ensino, representante da biblioteca; assessoria de Comunicação; assessoria Jurídica, Ouvidoria, Divisão de Serviço Social e Médico, coordenadorias, representantes discente e docente do Conselho Universitário e do programa de formação de professores Caminhos do Sertão.

O CMA discutiu como cada setor iria atuar no período de suspensão das aulas, em seguida elaborou a primeira Instrução Normativa, que foi enviada para deliberação da reitora Elizabeth Nunes Fernandes. Decorridos 10 dias da primeira Instrução Normativa, hoje (23) foi assinada a segunda Instrução.

A Instrução Normativa nº 02/2020 estabelece orientações detalhadas à comunidade acadêmica sobre medidas de prevenção e precaução para enfrentamento da pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV2 / COVID-19) no âmbito da instituição.

Uma delas determina a suspensão de funcionamento presencial da reitoria, prós-reitorias e centros de ensino. Foram canceladas também as sessões especiais de Outorga de Grau, que haviam sido definidas na IN 01/2020, e o Calendário Acadêmico está suspenso até ulterior deliberação.

Para a reitora, as normas adotadas permitem que todos consigam ficar em casa, sem riscos. “A instrução normativa faz parte de uma ação do Comitê de Monitoramento e Avaliação, em busca de um posicionamento da UEMASUL frente à pandemia da COVID-19, em busca de prevenção e de segurança da saúde de toda comunidade acadêmica e colaboradores. Estamos atentos e fazendo a nossa parte”.

As instruções normativas permanecem vigentes até durar a pandemia, conforme orientações das autoridades sanitárias, e associadas às determinações legais do Governo do Estado.

Também foram disponibilizados vários canais de atendimento online para dúvidas e informações sobre os serviços da universidade, que estão mantidos durante a suspensão das aulas.

E-mail: uemasul@uemasul.edu.br

WhatsApp: 98414-1089 (das 8h às 12h e das 14h às 18h)