SALA DE IMPRENSA

Eleições

UEMASUL convoca comunidade acadêmica para processo eleitoral

Eleição decidirá os candidatos que ocuparão os cargos para reitor, vice-reitor, diretores de centro e de curso.


Ascom UEMASUL

Depois de criar a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, o Governador Flávio Dino indicou, no início de 2017, a professora Elizabeth Nunes Fernandes para o cargo de reitora pro tempore, com a missão de conduzir a implantação, consolidação e expansão da instituição, e também de promover as eleições para reitor, vice-reitor, diretores de centro e diretores de curso, nos dois campi da UEMASUL.

Nesse sentido, o Conselho Universitário, por meio das portarias 290/2017 e 291/2017, convocou para o dia 02 de outubro de 2017 as eleições de composição da lista tríplice para estes cargos. Para o vice-reitor, de acordo com a legislação, os candidatos mais votados serão encaminhados para o Governador que indica e dá posse ao novo reitor que assume em 2018. Já os diretores de centro e diretores de curso serão empossados pelo reitor eleito. “Este é mais um momento histórico para nossa instituição e é muito importante o engajamento dos professores, estudantes e técnico-administrativos para o exercício e fortalecimento da democracia universitária”, afirmou Expedito Barroso, vice-reitor da UEMASUL.

O processo eleitoral seguirá a legislação que rege as eleições de reitores da Universidade Estadual do Maranhão. Coube às comissões eleitorais elaborar os regimentos que estabelecem os parâmetros e o cronograma dos pleitos. “Um dos pilares principais de uma universidade deve ser a democracia. Através dela construiremos uma instituição forte e que irá cumprir a sua missão institucional de promover cidadania e desenvolvimento regional”, afirmou a reitora Elizabeth Nunes Fernandes.

Cronograma

O calendário das eleições inicia dia 1 de setembro com a abertura do período de inscrições das chapas para reitor e vice-reitor e das candidaturas para diretores de centro e de curso. As inscrições seguem abertas até o dia 6 setembro, quando serão submetidas à comissão eleitoral.  Dia 8 de setembro, após a divulgação das chapas e candidatos inscritos, iniciam oficialmente as campanhas que deverão ser encerradas dia 1 de outubro, dia que antecede a eleição.


SIGA A UEMASUL NAS REDES SOCIAIS

PRÓ-REITORIAS
UNIDADES ACADÊMICAS
CONHEÇA A UEMASUL

Campus Imperatriz (centro)

R. Godofredo Viana, 1300 – Centro
CEP: 65901- 480
Imperatriz-MA

Campus Imperatriz (CCA)

Av. Agrária, 100 – Colina Park
CEP: 65900-001
Imperatriz-MA

 

 

Campus Estreito

Av. Brejo do Pinto, S/N – Brejo do Pinto
CEP: 65975-000
Estreito-MA

Campus Açailândia

Rua Topázio, 100 – Vila São Francisco
CEP: 65930-000
Açailândia-MA

© 2022 – Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por SEATI MA.