REITORADO 2022-2025

UEMASUL convoca comunidade acadêmica para eleição de reitor e vice-reitor

Com quase cinco anos de criação, esta será a segunda eleição na universidade, para os cargos de Reitor e de Vice-reitor. A primeira eleição ocorreu em outubro de 2017, quando foi inscrita apenas uma chapa.

A reunião foi realizada por meio de videoconferência e, dado seu caráter público e aberto à comunidade, contou com transmissão ao vivo. Foto: YouTube/Reprodução.

Durante A 22ª reunião do Conselho Universitário, realizada na última quinta-feira (19), por meio de videoconferência, as conselheiras e conselheiros deliberaram e aprovaram sete resoluções, entre elas, a resolução que convoca a comunidade acadêmica para a eleição de composição da lista tríplice para reitor ou reitora; e vice-reitor ou vice-reitora da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), fixando a data de 08 de outubro de 2021 para sua realização.

O processo eleitoral seguirá a legislação que rege as eleições de reitores da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). A Comissão Eleitoral será instalada na forma regimental e iniciará todo o processo de iniciação dos trabalhos, com publicação de uma série de editais sobre o processo. Na sequência, haverá a homologação, pelo Conselho Universitário, do resultado final da preferência da comunidade acadêmica. A lista tríplice com os candidatos mais votados será encaminhada ao Governador do Estado, que designará reitor ou reitora; e vice-reitor ou vice-reitora da UEMASUL para o período de 2022 a 2025.

“O processo de escolha dos dirigentes máximos da universidade constitui um dos pilares da democracia universitária. O Conselho Universitário, ao aprovar, pela maioria dos seus conselheiros e conselheiras, a convocação da comunidade acadêmica para o processo de escolha do reitor ou reitora, e vice-reitor ou vice-reitora para o quadriênio 2022-2025, contribui, de forma muito significativa, para a consolidação do ambiente plural, diverso, intelectual e democrático que a UEMASUL vem desenvolvendo desde sua criação, fortalecendo a marca de Universidade Regional do Maranhão”, destacou a reitora Elizabeth Nunes Fernandes.

Com quase cinco anos de criação, esta será a segunda convocação na universidade para a escolha dos candidatos aos cargos máximos da Gestão Superior. A primeira ocorreu em outubro de 2017, quando foi inscrita apenas uma chapa, não formando o quórum mínimo de três inscrições para ocorrer a eleição. Pautada na democracia e no espírito coletivo, por iniciativa da única chapa inscrita no processo de escolha, foi realizado um referendo na comunidade acadêmica. A chapa, composta pela professora Elizabeth Nunes Fernandes e pelo professor Antônio Expedito Ferreira Barroso de Carvalho, recebeu a aprovação de mais de 92% da comunidade acadêmica.

A proposta de autonomia foi a grande impulsionadora da criação da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, possibilitando uma gestão mais democrática e participativa por parte de toda a comunidade acadêmica.

O primeiro Referendo Universitário da UEMASUL, realizado em 2017, recebeu a aprovação de mais de 92% da comunidade acadêmica. Foto: Arquivo/Ascom.

22ª Reunião do Conselho Universitário

Além da resolução que convoca a comunidade acadêmica para a eleição, o Conselho Universitário aprovou a alteração da Resolução nº 054/2018, que regulamenta os Exames de Proficiência em Língua Inglesa e Língua Portuguesa para estrangeiros, no âmbito da UEMASUL; a Resolução de reaproveitamento de vagas para Concurso Público para ingresso na Carreira do Magistério Superior e a Resolução que autoriza a aceitação de doação de bens móveis da empresa Suzano S/A à universidade.

Foram homologadas ainda, de forma Ad referendum (quando as resoluções têm prazos estabelecidos a serem cumpridos), as resoluções nº 138/2021, que aprova o projeto Pedagógico do Curso de Letras Língua Portuguesa e Literaturas do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Letras – CCHSL/UEMASUL; a resolução nº 139/2021, que altera o anexo único da resolução nº 130/2021, que criou e aprovou o Curso de Pós-Graduação, Lato Sensu, Especialização em Ciências Ambientais, do Centro de Ciências Exatas, Naturais e Tecnológicas – CCENT e a Resolução nº 140/2021, que altera o apêndice único da resolução nº 114/2020, do Programa Institucional de Iniciação Científica – PIBIC.

Texto: Mari Marconccine
Foto: Arquivo/Ascom
Assessoria de Comunicação UEMASUL

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom UEMASUL e com o nome do fotógrafo.