setembro amarelo

UEMASUL conscientiza comunidade acadêmica sobre prevenção ao suicídio

Campanha “De setembro a setembro, a luta é pela vida” conscientiza e reforça os cuidados necessários para uma boa saúde mental e como e onde buscar ajuda.

Marlene Lima, mestra em psicologia clínica, falou sobre a importância da saúde mental para os servidores da UEMASUL. Foto: Ascom/UEMASUL.

O Setembro Amarelo é um mês dedicado à prevenção e conscientização contra o suicídio. De acordo com dados do Ministério da Saúde, cerca de 12 mil suicídios são registrados todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo, e em 96,8% dos casos há relação com transtornos mentais. O Setembro Amarelo mobiliza, conscientiza e reforça os cuidados necessários para uma boa saúde mental, identificação dos sinais, e como e onde buscar ajuda.

Como forma de conscientização da comunidade acadêmica, o Departamento de Serviço Social e Médico da UEMASUL e o Comitê de Promoção à Vida e Prevenção ao Suicídio desenvolvem, desde o início do mês de setembro, a campanha “De setembro a setembro, a luta é pela vida”. A campanha conta com palestras, rodas de conversa e acolhimento, caso necessário.

No dia 10 de setembro, a psicóloga Marlene Costa Lima realizou a palestra “O que eu posso fazer pela minha saúde mental?” no auditório do campus Imperatriz. Na mesma data, a psicóloga Joana Katya Veras Rodrigues Sampaio realizou a palestra “Depressão, ansiedade e espiritualidade em Estudantes de Medicina” para os estudantes do curso de Medicina.

A chefe de divisão do Serviço Social e Médico da UEMASUL, Conceição Amorim, reforça a importância da campanha, que é realizada todos os anos na instituição. “De setembro a setembro a universidade está vigilante diante dos cenários de sofrimento mental, com acompanhamento e encaminhamento das pessoas que precisam de atendimento psicológico, reforçando toda uma luta que é feita no decorrer do ano inteiro”.

Todas as atividades são pensadas com foco na saúde mental da comunidade acadêmica. “As pessoas precisam se preocupar com a sua saúde mental, compreender que em alguns momentos elas vão precisar de ajuda e a instituição tem o departamento para ofertar os suportes nos principais momentos de crise”, explicou Conceição.

Outra ação desenvolvida foi a aula-conversa “Música, vida e autocuidado: musicoterapia no setembro amarelo”, que aconteceu de forma remota, mediada pelo presidente da Associação de Musicoterapia do Maranhão, o musicoterapeuta Marcus Vinicius de Medeiros e do também musicoterapeuta e professor do curso de Medicina da UEMASUL, professor Lázaro Castro Silva Nascimento.

A palestra “Música, vida e autocuidado: musicoterapia no setembro amarelo”, ministrada para a comunidade acadêmica da UEMASUL. Foto: Reprodução/Google Meet.

“Nós usamos a música e os elementos sonoro-musicais como melodia, harmonia, timbres e andamento para construir relações terapêuticas e desenvolver práticas de saúde junto às pessoas. O que fizemos foi usar uma das experiências sonoras musicoterapêuticas, que é a audição musical, para promover reflexões junto aos participantes”, comenta o professor Lázaro Castro ao explicar que a musicoterapia é uma das formas práticas de cuidado e de promoção da saúde.

Com o objetivo de apoiar emocionalmente e de prevenir o suicídio, temos no Brasil o Centro de Valorização da Vida (CVV), que atende voluntariamente e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar. O atendimento é realizado todos os dias, pelo telefone 188, e-mail ou chat. Em Imperatriz, existe o Suporte Psicossocial Regional de Saúde em Imperatriz, que oferece suporte familiar e social via Whatsapp: (98) 99152 0147.