DIA DO SERVIDOR

UEMASUL comemora o Dia do Servidor Público com programação online

O evento é direcionado para todas as servidoras e servidores da UEMASUL dos três campi: Açailândia, Estreito e Imperatriz.

A iniciativa busca homenagear os profissionais, que dedicam seus esforços para que a universidade funcione e seja exemplo de excelência na região tocantina e no Estado. Foto: Arquivo/UEMASUL.

A Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) promove, hoje (28), atividades em alusão ao Dia do Servidor Público, comemorado hoje. A programação será online e, além de palestra e ginástica laboral, haverá sorteio de brindes. A transmissão será pelo Google Meet, a partir das 14h30. A organização é da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD), por meio da Coordenação de Gestão de Pessoas (CGP).

O evento tem por objetivo promover ações para integrar os servidores da instituição, bem como o cuidado com a saúde, com foco na valorização dos trabalhadores que ajudam a construir a UEMASUL no seu dia a dia. A iniciativa busca ainda homenagear os profissionais, que dedicam seus esforços para que a Universidade funcione e seja exemplo de excelência na região Tocantina e no Estado do Maranhão.

A ouvidora da UEMASUL e uma das organizadoras do evento, Crisleide do Socorro Nascimento Souza, destaca que a programação de hoje foi elaborada especialmente para todas as servidoras e servidores da UEMASUL, dos três campi: Açailândia, Estreito e Imperatriz. “Com esta programação, visamos proporcionar um momento de interação, embora remotamente, reconhecimento, agradecimento por todo o empenho e dedicação no exercício de suas atividades com ética, qualidade, respeito e compromisso com a sociedade”.

Na maioria dos estados e municípios brasileiros, o Dia do Servidor Público é considerado facultativo para os profissionais da área. No Maranhão, o feriado foi transferido para 30 de outubro, quando a UEMASUL estará com as atividades suspensas, retornando na próxima terça-feira (03), após o feriado do Dia de Finados (02).

História – O Dia do Servidor Público foi determinado, oficialmente, no artigo 236 da lei n° 8.112, de 11 de dezembro de 1990. A data comemorativa dedicada aos servidores públicos foi instituída em 1937, no governo do presidente Getúlio Vargas, a partir da criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil. O dia 28 de outubro foi o escolhido por se tratar da data do decreto n° 1.713, de 1939, que versa sobre as leis que regem os direitos e deveres dos funcionários públicos.