NOVOS DOCENTES

UEMASUL aumenta em quase 30% o quadro de professores efetivos

Ao todo foram nomeados 26 professores e professoras que passam a integrar o corpo docente efetivo da UEMASUL.

O Governo do Estado nomeou na última terça-feira (4), 26 professores e professoras para integrarem o corpo docente efetivo da UEMASUL. Além desses, dois novos professores também foram nomeados nos meses de dezembro de 2019 e janeiro de 2020. Atendendo a demanda da universidade e da Região Tocantina, a conquista aumentará em quase 30% o quadro efetivo nos três campi: Estreito, Açailândia e Imperatriz.

Ao todo, os docentes atenderão 14 graduações da universidade. Oito deles para os cursos de Administração, Engenharia Civil, Letras Português e para o curso de Tecnologia de Gestão Ambiental, em Açailândia. Onze para os cursos de Geografia, Pedagogia, Matemática, Física, Medicina Veterinária, Engenharia Agronômica e Engenharia Florestal, em Imperatriz. E para Estreito serão nove professores para os cursos de Engenharia Agronômica, Letras, Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa e Ciências – Habilitação em Matemática e/ou Física. Além destes, mais três novos professores substitutos foram designados para atender o novo campus Estreito.

A conquista de oito novos professores para o campus Açailândia é histórica. De acordo com o professor Vice-Reitor, Expedito Barroso, é a primeira vez que o município recebe um quadro de professores efetivos para o ensino superior público.

“Pela primeira vez na história da educação pública superior no Maranhão, a gente tem professor sendo nomeado para Açailândia. E o ensino superior público do estado, em Açailândia, começou em 2002, e em 2020 temos as nomeações. Isso é histórico, como fato é histórico. Uma outra questão também é Estreito que vamos iniciar as aulas com um corpo docente efetivo, com equipamentos novos, ou seja, uma estrutura física e humana nova e extremamente qualificada”.

Em função da qualidade dos currículos, os professores e professoras, por meio do Programa de Mobilidade Acadêmica, também poderão transitar entre os demais cursos e campi da UEMASUL, a fim de atender às demandas acadêmicas e falta de professores.