Novos cursos

UEMASUL aprova a criação do curso de Medicina e mais quatro cursos

Durante todo o dia 15, o Conselho Universitário da UEMASUL esteve reunido no campus Açailândia, realizando a 10ª Reunião Ordinária. Dentre as pautas, estavam as criações e autorizações de funcionamento de seis cursos, para os campi Açailândia, Estreito e Imperatriz, consolidando a expansão da universidade e criando 240 novas vagas na graduação.

Para Imperatriz, os conselheiros discutiram e votaram a criação, autorização de funcionamento e aprovação do Projeto Pedagógico do Curso de Medicina, que será ofertado a partir de 2020 no novo Centro de Ciências da Saúde da UEMASUL, com 80 vagas para o primeiro ano. O Projeto Pedagógico de Curso (PPC) é o documento que reúne todas as diretrizes de funcionamento do curso, como tempo de duração, disciplinas a serem cursadas e as respectivas ementas, estágios e trabalho de conclusão de curso, além de traçar o perfil do egresso que a graduação deseja alcançar.

A criação do curso de Medicina representa o fortalecimento das políticas públicas de saúde e educação da Região Tocantina. A implantação do centro e do curso contempla a meta 14 do plano de governo proposto pelo governador Flávio Dino, que abrange a melhoria da saúde e o aumento do número de médicos do estado, e fortalece o protagonismo regional e a expansão da UEMASUL.

Membros da comissão organizadora de novos cursos

A reitora da universidade, Elizabeth Nunes Fernandes, afirma a importância deste momento. “Já tivemos muitas reuniões importantes, mas esta é a que consolida a expansão da UEMASUL, com a criação dos cursos para o campus Estreito, e o curso de Medicina em Imperatriz, que irá atender a demanda da região, formar médicos para atuar na saúde do estado, na prevenção, na atenção básica e melhorar os índices do Maranhão.”

Ainda para Imperatriz, em substituição ao curso de Letras, Língua Inglesa e Literaturas, foi criado o curso de Licenciatura em Língua Inglesa, priorizando a formação de professores de língua inglesa, com disciplinas voltadas para o ensino de língua estrangeira, conversação, tradução e fluência. Além dos novos, o curso de Geografia teve suas autorizações renovadas.

Centro de Ciências Agrárias Naturais e Letras (CCANL) – Estreito

O campus Estreito tem previsão de entrega para maio, e três dos quatro cursos que serão disponibilizados inicialmente também foram criados e aprovados durante a reunião do CONSUN. As Licenciaturas em Ciências Naturais – Habilitação em Matemática e Habilitação em Física; e Letras, Língua Portuguesa e Literaturas tiveram os PPCs apresentados e aprovados por unanimidade. Cada um dos cursos oferecerá 40 vagas para o primeiro ano, totalizando assim 120 novos alunos.

Centro de Ciências Humanas, Sociais, Tecnológicas e Letras  (CCHSTL) – Açailândia

O campus Açailândia, que já existe há 17 anos, terá a primeira turma de Pedagogia em 2020, com 40 novas vagas. De acordo com os dados apresentados no PPC, há uma carência de pedagogos atuando na educação, e por isso, o curso será estratégico para a melhoria dos índices da educação básica da cidade e municípios vizinhos, que também fazem parte da área de abrangência da UEMASUL.