outorga de grau

Solenidade de Outorga de Grau tem participação de intérpretes de Libras

Foi concedido o grau a 23 novos profissionais entre bacharéis, licenciados e tecnólogos.

A cerimônia contou com a participação das intérpretes de Libras Cristiane da Silva Diniz e Marcirley Soares Fernandes Pontes. Foto:Ascom.

Na última terça-feira (28), às 15h foi concedida a Outorga de Grau em Caráter Extraordinária a 23 formandos da UEMASUL, dos campi Açailândia e Imperatriz. A cerimônia conduzida pela Pró-reitora de Gestão e Sustentabilidade Acadêmica Regina Célia Costa Lima teve a participação das intérpretes de Libras Cristiane da Silva Diniz e Marcirley Soares Fernandes Pontes.

A Lei Brasileira de Inclusão nº 13.146 de 6 de julho de 2015 é “destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania”.  Além da Lei Nacional, o Governo do estado do Maranhão “assegura a presença de intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) nas exibições de eventos públicos culturais e sociais no Maranhão”, por meio da Lei Estadual nº 11097, de 05 de setembro de 2019.

A  educação inclusiva faz parte  Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da universidade,  favorecendo o alcance de direitos não só de pessoas com deficiências específicas, mas de pessoas que, em algum momento, apresentem estados que afetam o campo cognitivo e, consequentemente, a aprendizagem e, portanto, necessitam ter o seu direito à educação de qualidade.

A solenidade de Outorga foi realizada por meio de videoconferência, e transmitida em tempo real no canal oficial da UEMASUL, no Youtube, seguindo o roteiro padrão das colações presenciais e contou com a participação de pró-reitoras, diretores de Centro e de Curso, professores, professoras, familiares e amigos dos formandos e formandas.

Os novos profissionais bacharéis, licenciados e tecnólogos dos cursos de Administração, Ciências Biológicas, História, Letras Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa e Tecnologia de Gestão Ambiental estavam entusiasmados e emocionados.

A universidade cumpre sua missão de formar profissionais éticos e competentes, com responsabilidade social para o desenvolvimento sustentável da região Tocantina do Maranhão, entregando mais 23 profissionais à comunidade, contribuindo para a elevação cultural, social e científica da cidade, do estado e do país.

A formanda do curso de Administração e oradora da cerimônia, Ziran de Oliveira Machado Silva, falou emocionada sobre as alegrias e as dificuldades para concluir o curso. “Produzi meu trabalho de conclusão de curso com um bebê de colo. Hoje, meu coração palpita de emoção. Acredito que todos tiveram seus momentos de desafios, obstáculos, quase desistiram em algum momento, e hoje celebramos a vitória em conjunto, como prova de que a batalha só acaba para quem não luta”.

Para a professora Tânia Regina Zanella Horster, diretora do Centro de Ciências Humanas, Sociais, Tecnológicas e Letras (campus Açailândia), a colação é sempre um momento muito especial para toda a comunidade acadêmica. “Na colação de grau é possível ver a alegria dos formandos e de suas famílias. Uma formatura é sempre motivo de alegria, muitos são os primeiros na família a ter uma graduação, e isso torna o papel da universidade cada vez maior e mais importante, pois veem no curso superior uma forma de superação das desigualdades e de mobilidade social”.

Os formandos do semestre 2019.2 aptos a colarem o grau, tendo cumprido todas as obrigações necessárias à integralização do curso, realizaram a inscrição, por meio do Edital nº 016, nos termos da Resolução nº 104/2020- CONSUN/UEMASUL, de 04 de maio de 2020 e do Edital nº 029/2020-PROGESA/UEMASUL de 16 de julho de 2020.