CMA

Servidores da UEMASUL participam de diálogo sobre prevenção à COVID-19

O evento teve como objetivo tirar dúvidas, auxiliar na prevenção à doença e compreender melhor o cenário da pandemia na cidade, na região e no País.

Na tarde desta segunda-feira (6), servidoras e servidores da UEMASUL participaram do “Diálogo com a UEMASUL: dúvidas sobre a COVID-19”. O evento teve como objetivo tirar dúvidas acerca da prevenção e da transmissão do novo coronavírus. O debate ocorreu de forma remota, por meio da plataforma Google Meet e contou com a participação do médico sanitarista, secretário de Estado Extraordinário de Articulação das Políticas Públicas do Governo do Estado do Maranhão e membro do Comitê Científico do Consórcio Nordeste, Dr. Marcos Antônio Barbosa Pacheco.

O debate foi mais uma ação do Comitê de Monitoramento e Avaliação da UEMASUL (CMA), que além de assessorar a Administração Superior da universidade na tomada de decisões em relação às intervenções/atuações para o enfrentamento à doença, também auxilia no monitoramento da evolução da pandemia na área de atuação da instituição, no Maranhão e no País.

A ouvidora da UEMASUL, servidora Crisleide do Socorro Nascimento Souza, falou sobre a importância do diálogo com os servidores da universidade. “O Comitê de Monitoramento e Avaliação decidiu que seria importante um diálogo que fosse mais direcionado aos servidores do administrativo, considerando o retorno gradual das atividades presenciais. Por ainda ser um assunto relativamente novo e poucas pesquisas, existem muitas dúvidas e questionamentos, principalmente no que se refere aos cuidados necessários que devemos ter para nossa proteção e dos demais”.

Desde a retomada de parte das atividades presenciais a universidade tem adotado todas as medidas sanitárias e protocolos essenciais para o enfrentamento da Covid-19. Para a pró-reitora de Planejamento e Administração Sheila Elke Araújo Nunes, o diálogo de hoje, com o médico sanitarista  foi um momento importante de informação científica. “Foi feita a testagem, por meio do Governo do Estado aos servidores, professores, e técnicos. Após a testagem sentimos a necessidade de dialogar com a comunidade sobre a testagem reagente, não reagente e principalmente para reforçar o que chamamos de uma educação permanente, a importância de se cumprir todos os protocolos sanitários, o distanciamento, uso da máscara e higienização. Esse diálogo de hoje vem como uma ação de educação permanente com a universidade preocupada sempre em manter uma informação mais científica aos seus servidores”.

Ações do Comitê

Desde a sua criação, o Comitê realiza atividades de orientação quanto ao funcionamento dos campi; encaminha orientações de atuação para a Reitoria; promove debates em redes virtuais; define e orienta o modelo de trabalho dos servidores, diretores de centro, pesquisadores e orientadores; sugere a produção de conteúdo para as redes sociais com informações diversas, estabelece diálogos com a sociedade civil, atualiza as Instruções Normativas baseadas em Decretos Estaduais e avalia ações tomadas pela UEMASUL e pelo próprio Comitê.

Das ações realizadas pelo CMA estão os bate-papos virtuais “Diálogos em tempos de pandemia”, transmitidos semanalmente por meio do canal oficial da instituição no YouTube.  As lives discutem assuntos relacionados à pandemia com profissionais qualificados da universidade e convidados, com grande interação popular. Já foram realizadas quinze transmissões ao vivo, onde os convidados respondem às perguntas formuladas pelo público, com temas que envolvem desde às medidas de prevenção e tratamento à COVID-19, aos debates sociais que surgiram durante o distanciamento social.