15/08/2022

Seminário de Patrimônio Cultural do Sul do Maranhão

O Seminário será realizado nos três campis da UEMASUL, e traz como destaque a realização de oficinas voltadas a temática do Patrimônio Cultural Material e Imaterial.

O Centro de Pesquisa em Arqueologia e História Timbira (CPAHT) e a Pró-Reitoria de Extensão e Assistência Estudantil (PROEXAE) da Universidade Estadual da região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) realizará de 15 ao 19 de agosto de 2022 o “Seminário de patrimônio cultural do Sul do Maranhão”. Dia 17 de agosto comemora-se o dia Nacional do Patrimônio Histórico Cultural, e a data foi escolhida em homenagem ao historiador e jornalista Rodrigo Melo de Andrade, responsável pela criação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1937. O Instituto é responsável pela proteção e preservação dos bens culturais nacionais, edifícios, centros urbanos e sítios arqueológicos presentes no território Nacional. Com o seminário pretende-se que os participantes adquiram conhecimentos específicos sore o patrimônio cultural do Maranhão e desenvolvam habilidades a partir da realização das oficinas.

Inscrições

O Seminário será realizado nos três campi da UEMASUL, e tem como público-alvo toda a comunidade acadêmica e servidores da instituição. O evento será presencial e os interessados devem realizar as inscrições por meio de formulário online de cada atividade. O evento terá certificação de 12 horas.

Programação

A programação conta com oficinas de dança, produção de adornos e traz como destaque a temática do Patrimônio Cultural Material e Imaterial.

Campus Imperatriz

Dia 15 de agosto (segunda-feira)

19h30 | Palestra de Abertura

Tema:  “Arqueologia e educação patrimonial: Um estudo de caso do centro histórico de Salvador – BA”
Palestrante: Greciane Neres (antropóloga e Mestra em Arqueologia)

Oficinas

Dia 15 de agosto (segunda-feira)

14h30 | Produção de adornos indígenas: pulseiras e brincos de miçangas (realize aqui sua inscrição)

Dia 16 de agosto (terça-feira)

14h30 | Bordando o patrimônio imaterial do Maranhão: Viva, bumba meu boi (realize aqui sua inscrição)

Dia 17 de agosto (quarta-feira)

19h | Danças populares maranhenses: Bumba meu boi, Tambor de crioula e Cacuriá (realize aqui sua inscrição)

Dia 18 de agosto (quinta-feira)

14h | Abertura

Oficinas

14h30 | Arte e cultura indígena (realize aqui sua inscrição)

Oficina de cerâmica arqueológica (Realize aqui sua inscrição)

Dia 19 de agosto (sexta-feira)

14h | Abertura

Oficinas

14h30| Arte e cultura indígena (Realize aqui sua inscrição)

Danças populares maranhenses: Bumba meu boi, Tambor de crioula e cacuriá (Realize aqui sua inscrição)

Oficina de cerâmica arqueológica (Realize aqui sua inscrição)

Dúvidas e mais informações: daniellyneai@uemasul.edu.br ou pela conta do museu no Instagram @museu_cpaht.