20/05/2022

Semana Mundial do Brincar – campus Açailândia

A programação contará com palestras, oficinas, atividades lúdicas com participação de crianças das escolas municipais de Açailândia, participação de alunos e professores dos cursos de pedagogia e letras.

O curso de Pedagogia do Centro de Ciências Humanas, Sociais, Tecnológicas e Letras (CCHSTL) da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), realizará entre os dias 20 e 27 de maio, ações da Semana Mundial do Brincar (SMB), que são desenvolvidas em todo o Brasil mobilizadas pela Aliança pela Infância e que também irá celebrar o dia do Pedagogo.

O tema deste ano é “Confiar na força do Brincar”. O brincar nutre a confiança da criança em si mesma, nos outros e no mundo. É assim que o invisível se torna visível, e que o impossível se torna possível. Confiar no brincar é confiar na alegria, é confiar no encontro. Brincar é estar no mundo e confiar que ele vai dar certo e que pode ser melhor.

As ações voltadas para crianças, acadêmicos/as, profissionais da educação e sociedade civil em geral contribuem para a formação de futuros pedagogos e professores, de modo que compreendam melhor a infâncias e seus sujeitos, estabelecendo relações destes com o currículo a ser desenvolvido na escola de Educação Infantil e Anos Iniciais.

Programação

A programação contará com palestras, oficinas, atividades lúdicas com participação de crianças das escolas municipais de Açailândia, participação de alunos e professores dos cursos de Pedagogia e Letras/Português. As inscrições podem ser realizadas presencialmente por meio de formulário impresso. O evento terá certificação 20 horas.

20/05 (sexta-feira)

8h | Palestra: Confiar na força do brincar
Daniela Cortez (IFMA)

23/05 (segunda-feira)

8h | Espaços de brincar
Brincadeiras: Pula corda, amarelinha, pião, 5 irmãs, amarelinha, bola de gude, dama, elástico, sombra, boliche, peteca de pena

24/05 (terça-feira)

8h | Oficina de recursos (Guarda-chuva de contação de histórias, avental de contação de histórias e caixa musical)

25/05 (quarta-feira)

8h | Contação de história, teatro e participação de Alunos da Escola Maria do Carmo Cipriano Marchesini

26/05 (quinta-feira)

9h | Dia de brincar com as crianças da Escola Maria do Carmo Cipriano Marchesini.

Realização: Centro de Ciências Humanas, Sociais, Tecnológicas e Letras (CCHSTL), campus Açailândia.

Dúvidas e mais informações: pedagogia.cchstl@uemasul.edu.br