Ciência e tecnologia

SBPC 2019: UEMASUL tem participação marcante em estande do Maranhão

Acadêmicos (as) e professores de todos os Centros de Ciências da UEMASUL, participam apresentando 15 trabalhos, contemplando todas as áreas de conhecimento científico.

Reitora Elizabeth Nunes Freire acompanhada de colegas e integrantes do evento marcam participação da UEMASUL na SBPC.

Universidade integra a comitiva do Maranhão junto à FAPEMA, IEMA, UEMA e SECTI. Foto: Ascom/UEMASUL.

O maior evento de ciência da América Latina, a reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) teve a abertura da sua 71ª edição, no último dia 21, em Campo Grande/MS. O evento reúne cerca de 10 mil pessoas entre estudantes, professores, representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia do País.

Os acadêmicos (as) e professores de todos os Centros de Ciências da UEMASUL, participam apresentando 15 trabalhos, contemplando todas as áreas de conhecimento científico. A estudante do curso de História, do campus Imperatriz, Iasmin Andrade é uma dos 26 estudantes da delegação que participa do evento, e destaca a importância para a sua formação acadêmica. “O SBPC proporciona um contato com pesquisadores de todas as áreas de conhecimento, possibilitando essa interdisciplinaridade que nos ajuda a ampliar a abrangência das nossas pesquisas. É uma grande oportunidade para o acadêmico mostrar para a comunidade a sua pesquisa, e a partir das avaliações, incrementar o seu trabalho”.

Participando pela primeira vez, a UEMASUL integra a comitiva do Maranhão junto à FAPEMA, IEMA, UEMA e SECTI. Nesta segunda-feira (22), o stand da rede de ciência, tecnologia e inovação do estado recebeu os primeiros visitantes com a abertura do SPOT&C, uma área que reúne centenas de expositores, como universidades, institutos de pesquisa, agências de fomento, entidades governamentais, setor empresarial e outras organizações interessadas em apresentar novas tecnologias, produtos e serviços.

“Somos a mais nova universidade pública do Brasil e precisamos garantir que nossa instituição tenha a visibilidade necessária para viabilizar parcerias, ações de cooperação e convênios”, afirmou a reitora da UEMASUL, Elizabeth Nunes Fernandes.

Visitaram o stand o secretário executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Julio Semeghini, o secretário de educação superior Arnaldo Barbosa de Lima Júnior, representando o ministro da Educação; o presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira; o presidente do CNPq, João Luiz Filgueiras de Azevedo e outros representantes de instituições e empresas.