letras açailândia

Roda de Conversa no curso de Letras discute gestão municipal da educação em Açailândia

Debater essa temática nas salas de aula estimula o pensamento crítico em gestão de instituições de ensino.

Grupo de pessoas em sala de aula, sentadas em círculo.

Atividades complementares na universidade estimulam os desenvolvimentos acadêmico e profissional dos estudantes. Foto: Ascom/UEMASUL.

Em busca de criar condições para que os acadêmicos de Letras da disciplina de férias “Gestão de Sistemas Educacionais” construam conhecimentos, desenvolvam habilidades e formem senso crítico,  aconteceu na última semana uma Roda de Conversa no Centro de Ciências Humanas, Sociais, Tecnológicas e Letras – CCHSTL, em Açailândia, com a e ex-secretária de educação do município, Maria Luiza Oliveira Vieira.

Na ocasião, os alunos puderam fazer perguntas relacionadas aos mais de 20 anos de experiência profissional da professora. Além dos acadêmicos do 3º Período de Letras, participaram também a diretora de Centro, professora Tânia Regina e as professoras Simony Raffa e Maria Alice dos Santos.

Dona Maysa, como é popularmente conhecida, relatou um pouco sobre sua história como educadora e sua experiência na gestão da educação. Esclareceu dúvidas sobre infraestrutura, planejamento, qualificação e motivação dos profissionais da educação, avaliação, material didático, transporte e merenda escolar, financiamento e sistema de colaboração entre o município de Açailândia e outros entes federados. Além de compartilhar sobre os principais desafios e a alegria das experiências exitosas conquistadas ao longo da carreira.

Para encerrar sua fala junto à turma, enfatizou a importância de ações como essa junto aos cursos de ensino superior: “Parabenizo a  UEMASUL, na pessoa da Diretora de Centro a professora, Tânia Regina e a professora Simony Raffa pela iniciativa de tratarem desse tema tão importante que é a educação, e me coloco a disposição para participar de outros momentos como este”.