CONEST

Reunião apresenta Conselho Estratégico Social da UEMASUL

Entidades convidas dos municípios de Açailândia, Estreito e Imperatriz indicarão representantes para a primeira composição do conselho.

O evento contou com a participação de representantes de diversos segmentos da sociedade civil da Região Tocantina. Foto: Reprodução YouTube.

Na última quarta-feira (2), a UEMASUL reuniu, por meio de tecnologias digitais, representantes dos diversos seguimentos da sociedade civil organizada dos municípios de Açailândia, Estreito e Imperatriz, onde estão sediados os campi da UEMASUL, e membros do Conselho Universitário para apresentar o Conselho Estratégico Social (CONEST).

Regulamentado por meio da resolução 089/2019, do Conselho Universitário, o CONEST é um órgão superior consultivo que irá deliberar em suas reuniões plenárias, seguindo os princípios da administração pública e os diplomas legais da UEMASUL, se caracterizando como instrumento para que a sociedade participe das discussões relacionadas à universidade, opinando sobre temas diversos.

A reitora Elizabeth Nunes Fernandes abriu a reunião, falando da sua satisfação pela criação do conselho. “Essa é uma proposta inovadora do ponto de vista das universidades do Maranhão. Criamos um conselho consultivo que será um elo entre a sociedade e a instituição de ensino superior, momento em que nós iremos travar um diálogo com a sociedade institucionalmente, como parte das ações de responsabilidade social. Esse diálogo é importante para fortalecer a sociedade, é transpor os muros e entender o que são as demandas dessa sociedade”.

Os órgãos colegiados das universidades são instâncias de competência deliberativa e normativa com a finalidade de decidir e legislar, sob forma colegiada, em matéria de ensino, pesquisa, extensão e administração.

O egresso da instituição Alcindo de Holanda ressaltou a importância de se estabelecer esse canal de diálogo. “Em nossa região, a instituição sempre se propôs a estar próxima das comunidades e da população da região Tocantina, de estar além dos muros. Quando eu era estudante a gente sempre provocou a universidade nesse sentido. Fico feliz, com a criação desse conselho, de materializar essas ideias, essas lutas de outrora e que agora, a gente possa contribuir de forma direta para que a universidade estabeleça esse relacionamento com a extensão, com a aplicação e desenvolvimento de conhecimento junto com as comunidades da região Tocantina”.

O CONEST tem como presidente a reitora Elizabeth Nunes Fernandes, além de representações da UEMASUL, do Conselho Universitário, das Instituições Federais de Ensino Superior públicas instaladas na Região, movimentos sociais, entidades sindicais, indústria e comércio, povos indígenas , organizações não governamentais, representantes dos docentes da Educação Básica, dos egressos da UEMASUL, e representante estudantil da Educação Básica.

As entidades irão indicar seus representantes para a primeira composição do Conselho Estratégico Social, que será empossada no dia 9 de janeiro de 2021.