RPU

Restaurante Popular e Universitário oferta atendimento híbrido

O RPU serve 1000 refeições por dia e atende a comunidade em geral, com almoço no valor de R$ 3,00, de segunda a sexta-feira, das 11h às 14h30.

O almoço é servido de segunda a sexta-feira, das 11h às 14h30, sempre com cardápio variado e nutritivo, atendendo aos princípios da segurança alimentar e nutricional. Foto: Divulgação.

Nesta quinta-feira (01), o Restaurante Popular e Universitário (RPU) da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) passou a funcionar de forma híbrida, ou seja, com as opções de retirar ou de almoçar no local. O RPU atende os acadêmicos e funcionários da UEMASUL  e a comunidade em geral, com refeição no valor de R$ 3,00. Desde o mês de março, em decorrência da pandemia do novo coronavirus (Covid-19), o restaurante adotou a opção de retirada da refeição, seguindo os protocolos de segurança sanitária.

O almoço é servido de segunda a sexta-feira, das 11h às 14h30, sempre com cardápio variado e nutritivo, atendendo aos princípios da segurança alimentar e nutricional. “Prezamos pela qualidade do alimento que está sendo servido à população em geral, que inclui tanto os estudantes quanto os trabalhadores de Imperatriz. A localização do restaurante é estratégica e como diversos estabelecimentos fecharam no início da pandemia, foi de grande importância mantermos o fornecimento de almoço a esse público”, pondera a nutricionista do RPU, Suziane Sampaio.

O restaurante é o resultado do acordo de cooperação entre a UEMASUL e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (SEDES). Como determinado pelo acordo, são servidas 1000 refeições por dia. Destas, 400 são reservadas para a comunidade acadêmica. “Temos um controle específico da instituição, onde distribuímos tickets para as pessoas da universidade, que devem apresentar-se com um documento que comprove o vínculo institucional quando forem adquirir a refeição”, esclarece Raelson Serra, encarregado da UEMASUL para a gestão do RPU.

Os procedimentos de segurança continuam com todo rigor, em observância às medidas de segurança e prevenção quanto à transmissão do vírus, recomendadas pelo Ministério da Saúde, OMS e Estado do Maranhão. Foto: Divulgação.

Com as refeições sendo servidas no local e diante do cenário de pandemia que ainda vivemos, os procedimentos de segurança continuam com todo rigor, em observância às medidas de segurança e prevenção quanto à transmissão do vírus, recomendadas pelo Ministério da Saúde, OMS e Estado do Maranhão, de forma a garantir a alimentação adequada ao público do RPU. “Achei muito importante continuarem servindo os pratos no RPU, mesmo em pandemia, e agora será ainda mais fácil pra gente. Assim como eu, acredito que muitos estudantes ficaram aqui na cidade e o fato de o restaurante ficar sempre aberto, ajudou demais”, destaca a estudante do 2º período de Engenharia Florestal, Mara Cristina Silva.

Atualmente, o Maranhão possui a maior rede de restaurantes populares do Brasil, com 52 unidades e 25 municípios contemplados. O último foi inaugurado em agosto, no município de Amapá do Maranhão.