CONSUN

Resolução que reabre Calendário Acadêmico é aprovada pelo Conselho Universitário

A reunião extraordinária ocorreu para discussão de normas e procedimentos sobre o Período Letivo Especial.

O Conselho Universitário da UEMASUL se reuniu de forma extraordinária por videoconferência, hoje (25). Em pauta única, foi discutida, votada e aprovada por unanimidade a resolução que reabre o Calendário Acadêmico de 2020 e que estabelece normas e procedimentos para o Período Letivo Especial 2020.3, na universidade.

As reuniões do CONSUN são realizadas por videoconferência cumprindo as medidas estabelecidas à prevenção do contágio e ao combate à propagação da COVID-19, causada pelo Coronavírus (SARS-CoV-2). De caráter público, a reunião foi transmitida ao vivo no canal da UEMASUL, no YouTube.

Na minuta de resolução apresentada pela Pró-reitora de Gestão e Sustentabilidade Acadêmica, professora Regina Célia Costa Lima, constam as normas e procedimentos para a oferta do Período Letivo Especial de 2020.3, por meio do ensino remoto, e com uso de estratégias de ensino-aprendizagem, mediadas por Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.

Segundo a Pró-reitora, a reunião foi muito importante, dentro do planejamento que está sendo elaborado para a universidade. “Estamos construindo um planejamento para a retomada gradual das nossas atividades acadêmicas, que estão suspensas desde março. Nesse planejamento de retorno gradual, voltamos com as atividades de pós-graduação. Estabelecemos o planejamento de forma gradual e processual porque estamos também planejando uma formação interna para os professores”.

A Pró-reitora Regina Célia explicou que a resolução aprovada trata do período letivo Especial. “A partir dessa resolução aprovada hoje, reabrimos então o Calendário Acadêmico para a oferta de um período letivo especial, conhecido como período de férias. A resolução explica as normas e as formas como os cursos serão habilitados para ofertar as disciplinas, que serão preferencialmente as de caráter teórico. Então vamos começar com uma disciplina por curso, ou até duas. As aulas do período especial vão de 15 de julho a 17 de agosto e será  um período experimental, onde serão observados os acertos e necessidade de melhorias para irmos adequando o nosso planejamento. Ao mesmo tempo estaremos fazendo o planejamento para o período suspenso de 2020.1”.

Pesquisa acadêmica

Por iniciativa da Pró-Reitoria de Gestão e Sustentabilidade Acadêmica (PROGESA) foi realizada uma consulta online a discentes e docentes, com o objetivo de se traçar um diagnóstico das condições de acesso à internet, que está sendo utilizado na elaboração do planejamento das estratégias educacionais.

A pesquisa questionou as condições para aprendizado de forma remota,  sobre plataformas de ensino por meios virtuais, equipamentos apropriados para participar de aulas virtuais, e sobre as ferramentas de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e plataformas virtuais de ensino. Participaram da pesquisa 86,5% de docentes e 68,7% de discentes.