ACOLHIMENTO

Representantes da UEMASUL visitam Casa da Mulher Maranhense

Estabelecer o diálogo entre as entidades reforça a importância do combate à violência doméstica na região.

Na manhã da última segunda-feira (30), a reitora da UEMASUL, Elizabeth Nunes Fernandes, acompanhada das pró-reitoras e de servidoras da universidade conheceram as instalações da Casa da Mulher Maranhense. A visita de cortesia estabelece proximidade entre as instituições e reforça a importância do combate à violência doméstica.

A Casa da Mulher Maranhense é um centro de acolhimento humanizado para atender às mulheres em situação de risco. A reitora da UEMASUL , durante a visita reforçou a parceria entre as instituições. “Viemos trazer nossos cumprimentos aos que fazem a gestão da Casa da Mulher e colocar a UEMASUL à disposição, ressaltando a importância de uma parceria entre os órgãos, juntando forças no debate e combate à violência doméstica”, explica. Imperatriz está entre as cidades maranhenses com maior número de ocorrência deste tipo de crime, sobre isso a reitora destacou: “Precisamos estabelecer um diálogo sobre a triste estatística que ronda as mulheres, vítimas de violência”.

Dentre os serviços oferecidos pela unidade, estão, principalmente, medidas de apoio e proteção às mulheres vítimas de violência, apoio psicossocial e serviços de órgãos especializados como a Delegacia Especializada da Mulher, Patrulha Maria da Penha, Juizado Especializado da Mulher, 8ª Promotoria Especializada em Defesa da Mulher e Defensoria Pública.

Para a diretora da Casa da Mulher, Laura Carolina de Lima Santos, o espaço é extremamente importante para a região. “Estamos felizes com as ações desenvolvidas pela casa e pelo seu crescimento gradual. É a primeira casa que funciona fora de uma capital gerida totalmente com recursos estaduais e muito importante para essa região, por ter um alto índice de violência doméstica e por integrar em um único espaço toda a rede de enfrentamento da violência contra a mulher.”

Implantada pelo Governo do Estado do Maranhão, a casa está localizada no bairro Vila Nova e atende à toda a região Tocantina. Desenvolve medidas de apoio, como palestras, rodas de conversas, audiências públicas, oficinas para autonomia econômica com formações e capacitações, dentre outras ações, promovendo o resgate da autoestima, autonomia e cidadania.