SALA DE IMPRENSA

PROJETO PEDAGÓGICO

Reitoria se reúne com a comissão de criação do novo PPC de Medicina Veterinária

O projeto deve seguir as diretrizes nacionais de educação e tem como proposta estimular os conhecimentos teóricos e práticos dos próximos profissionais egressos da universidade.


Ascom UEMASUL

 A Reitora da UEMASUL, Elizabeth Nunes Fernandes, durante reunião com a comissão de criação do novo PPC de Medicina Veterinária. Foto: Ascom/UEMASUL.

A gestão superior da UEMASUL se reuniu com a comissão de criação do novo Projeto Pedagógico de Curso de Medicina Veterinária. O projeto deve seguir as diretrizes nacionais de educação e tem como proposta estimular os conhecimentos teóricos e práticos dos próximos profissionais egressos da universidade.

As mudanças nos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs), das Instituições de Ensino Superior, seguem as matrizes curriculares do Conselho Nacional de Educação (CNE). No estado do Maranhão, essas mudanças ocorrem por meio do Conselho Estadual de Educação e procuram contemplar as propostas nacionais. Em 2018, novas diretrizes curriculares para a graduação em Medicina Veterinária foram instituídas pelo CNE mediante a resolução Nº 03/2019, no Diário Oficial da União. Essas novas mudanças pretendem definir os princípios, fundamentos, condições e procedimentos da formação de médicos veterinários em todo o território nacional.

Nesse sentido, a gestão superior da UEMASUL, se reuniu com professores, com as direções do Centro de Ciências Agrárias e do curso de Medicina Veterinária para criar uma comissão que será encarregada de reestruturar o Projeto Pedagógico sob a nova diretriz nacional do curso. Para a presidente da comissão, professora Monalisa de Sousa Moura Souto, a UEMASUL está adequando a renovação do curso de acordo com as normas do Conselho Estadual da Educação dentro do prazo proposto, de três anos.

 A comissão de criação do novo PPC de Medicina Veterinária. Foto: Ascom/UEMASUL.

“Nessa reestruturação do PPC temos novas diretrizes curriculares que são de 2019 e devem ser implantadas a partir de 2020, então, como vai ser recredenciado agora, precisamos adequar o Projeto Pedagógico do curso às novas diretrizes. O curso de Medicina Veterinária está sendo reformulado de uma maneira totalmente diferente. O PPC trará novas metodologias, novas formas do profissional de egresso do curso, então, as diretrizes direcionam de maneira diferente ao que estamos praticando. Essas novas diretrizes buscam um profissional diferente, mais completo, que consiga atuar em diferentes áreas, esse é o principal objetivo deste projeto”. 

De acordo com o diretor do curso de Medicina Veterinária, professor Leonardo Moreira de Oliveira, a proposta de reestruturação e reformulação do PPC do Curso de Medicina Veterinária, visa modernizar o ensino da Medicina Veterinária na UEMASUL e acompanhar demandas nacionais.

“O objetivo é o de modernizar e até mesmo acompanhar as demandas internacionais de formação do médico veterinário, no intuito de oferecer um ensino mais eficiente e atrativo para os acadêmicos. O novo curso vai atender de forma mais direta as demandas da região; a principal ideia é essa.”, acrescenta o professor Leonardo M. de Oliveira. 


SIGA A UEMASUL NAS REDES SOCIAIS

PRÓ-REITORIAS
UNIDADES ACADÊMICAS
CONHEÇA A UEMASUL

Campus Imperatriz (centro)

R. Godofredo Viana, 1300 – Centro
CEP: 65901- 480
Imperatriz-MA

Campus Imperatriz (CCA)

Av. Agrária, 100 – Colina Park
CEP: 65900-001
Imperatriz-MA

 

 

Campus Estreito

Av. Brejo do Pinto, S/N – Brejo do Pinto
CEP: 65975-000
Estreito-MA

Campus Açailândia

Rua Topázio, 100 – Vila São Francisco
CEP: 65930-000
Açailândia-MA

© 2022 – Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por SEATI MA.