REUNIÃO DE GESTÃO

Reitoria Itinerante realiza ações nos campi Açailândia e Estreito

A visita aos campi visa aproximar a Gestão Superior aos Centros, para desenvolver estratégias de trabalho e proporcionar soluções para a oferta do Ensino Superior público de qualidade e acessível.

No CCANL, a gestão recebeu a visita do prefeito Cícero Neco. Na ocasião, a reitora destacou a iniciativa e agradeceu ao prefeito pela doação do prédio onde hoje funciona o campus Estreito. Foto: ASCOM/UEMASUL.

Com o objetivo de dialogar com os docentes dos campi Açailândia e Estreito, a Gestão Superior realizou visita aos diretores e professores nos dias 16 e 17. A ação visa desenvolver estratégias de trabalho e proporcionar soluções para a oferta do Ensino Superior público de qualidade e acessível nas áreas de abrangência dos campi, como destaca a reitora da UEMASUL, Elizabeth Nunes Fernandes. “A reitoria itinerante é uma importante ação que aproxima a gestão das demandas dos campi, desburocratizando etapas, estabelecendo um diálogo franco, encaminhando soluções, promovendo a escuta das demandas locais e compartilhando ferramentas de gestão. Faz parte de um processo de construção coletiva e democrática. Os encontros no CCHSTL – Açailândia e CCANL – Estreito foram extremamente produtivos”.

O diretor do Centro de Ciências Agrárias, Naturais e Letras (CCANL), do campus Estreito, Edgar Oliveira Santos, lembrou que as atividades do CCANL foram iniciadas neste ano, diante de diversos desafios. “Agradecemos a visita da reitora, juntamente com as pró-reitoras e os demais, que foi de grande valia para todos nós, gestores do CCANL. Iniciamos as atividades do Centro em 2020 e nos sentimos honrados com essa visita. Fechar o ano com um momento desse é bastante gratificante”.

A UEMASUL tem seu trabalho focado no desenvolvimento de uma educação superior de qualidade, baseada no avanço da ciência e da tecnologia em favor do desenvolvimento sustentável da Região Tocantina. São três campi no sul do Estado: Açailândia, Estreito e Imperatriz, que promovem o desenvolvimento regional, englobando 22 municípios.

Entre os novos cursos que atendem ao PDI 2017-2021, está o de Direito Bacharelado, que foi aprovado para o campus Açailândia. Foto: ASCOM/UEMASUL.

Tendo como pilares da universidade o ensino, a pesquisa e a extensão, a reitoria tem se empenhado em realizar uma gestão democrática, que pensa no coletivo, com base no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para o quinquênio 2017 – 2021. Este é o principal instrumento de planejamento do desenvolvimento institucional e da gestão estratégica da UEMASUL, com programas, projetos e atividades que representam as aspirações da comunidade universitária para atingir os seus objetivos mais relevantes.

Para o diretor do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do campus Açailândia, Ivo Almeida Costa, a visita da reitoria foi amistosa e rentável. “Os docentes receberam explicações sobre a atual forma de gestão do Centro, principalmente nas demandas do SIGAA, com orientações de como proceder com as principais dúvidas dos alunos. Também foram pautadas as previsões de novos cursos, incluindo os de Direito – que já foi aprovado no PDI – e Serviço Social, além de outros, como Engenharia e Gestão Ambiental, incluindo um curso de stricto sensu para o campus. Foi uma conversa amistosa e rentável”.

Entre as diversas demandas dos campi, a questão da infraestrutura foi uma à parte, com destaque para a reorganização dos espaços físicos e ampliação do CCHSTL – Açailândia, com salas, laboratórios e espaços de convivência. Criado em 2012, o Centro de Açailândia funcionava em um prédio cedido pela empresa Vale, que em 2014 foi doado à UEMA. Hoje, o centro foi transformado em um campus da UEMASUL e alguns problemas são históricos e estão sendo resolvidos e contornados pela reitora nesta gestão 2017-2021.