PROCESSO ELEITORAL

Reitoria da UEMASUL convoca eleição para diretores de Centro e diretores de Cursos

A eleição é um exercício democrático com a participação de toda a comunidade acadêmica e esta será a segunda eleição para os cargos de diretores da instituição.

Professores da UEMASUL durante a primeira eleição, realizada em 2018. Foto: Arquivo/Ascom UEMASUL.

A Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) convocou, na última quarta-feira (08), a comunidade acadêmica para a eleição de composição da lista tríplice para diretor de Centro e diretor de Curso em todos os campi, que ocorrerá no dia 24 de novembro. A convocação foi feita pela reitora Elizabeth Nunes Fernandes, por meio da Portaria nº 217/2021-GR/UEMASUL.

Os diretores de Centros têm a função de programar, supervisionar e gerenciar a execução das atividades de ensino, pesquisa e extensão. Já os diretores de Cursos são responsáveis por cuidar da gestão e organização das atividades e objetivos relacionados à área de graduação específica. A UEMASUL oferta atualmente 22 cursos em seis Centros de Ciências, distribuídos nos campi Açailândia, Estreito e Imperatriz: Centro de Ciências Humanas, Sociais, Tecnológicas e Letras (CCHSTL) campus Açailândia; Centro de Ciências Agrárias, Naturais e Letras (CCANL) campus Estreito; e Centro de Ciências Agrárias (CCA), Centro de Ciências Exatas, Naturais e Tecnológicas (CCENT), Centro de Ciências Humanas, Sociais e Letras (CCHSL) e Centro de Ciências da Saúde (CCS), campus Imperatriz.

A reitora Elizabeth Nunes Fernandes destacou o momento democrático das eleições como uma das formas de fortalecimento da instituição. “Baseado nos pilares democráticos e atendendo as diretrizes regimentais, a comunidade acadêmica terá a oportunidade de escolher os dirigentes dos Centros e Cursos, avaliando os perfis e potencialidades dos candidatos que se propõem para o exercício do cargo. A efetivação desse processo contribui de modo significativo para o fortalecimento da Universidade como espaço intelectual, plural, diverso e democrático.”

Na primeira eleição, realizada em 2018, foram eleitos os diretores do Centro de Ciências Exatas, Naturais e Tecnológicas (CCENT) e do Centro de Ciências Agrárias (CCA); e o diretor do curso de Física. Os demais centros e cursos não foram contemplados com a eleição em razão de não terem formado uma lista mínima de três candidatos, exigida para realização da disputa, e seus gestores foram indicados pela Reitoria.

Para conduzir o processo eleitoral, será instalada uma Comissão Eleitoral, de forma regimental, que dará início aos trabalhos com publicação dos editais e a elaboração de normas complementares para a realização das eleições. Uma vez conhecido os resultados, a Comissão Eleitoral irá elaborar a Ata da Eleição e as listas tríplices serão encaminhadas ao Conselho Universitário (CONSUN), acompanhadas de toda a documentação do processo eleitoral para fins de homologação. Não havendo condições para a composição da lista tríplice, os dirigentes serão designados pela Reitoria, até que as eleições possam ser realizadas.

Texto: Mari Marconccine
Assessoria de Comunicação UEMASUL

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom UEMASUL e com o nome do fotógrafo.