SALA DE IMPRENSA

Agenda

Reitora Luciléa participa de Seminário comemorativo dos 60 anos do Conselho Estadual de Educação

Luciléa foi uma das palestrantes do encontro que discutiu sobre o papel social do Conselho e os desafios futuros na democratização da educação e na garantia dos direitos,


Ascom UEMASUL

Reitora, professora Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves ministra a palestra “Conselho de Educação e sua articulação orgânica com a universidade e seus atores sociais”. Foto: Divulgação.

Realizado na capital maranhense, nesta quinta-feira (01), no auditório do Centro Cultural do Ministério Público, o seminário “60 Anos de história do CEE/MA: o Conselho do Futuro” reuniu representantes de instituições de ensino da Educação Básica e Superior do Sistema Estadual de Educação do Maranhão, de organizações sociais e governamentais e conselheiros de educação.

A reitora da UEMASUL, professora Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves, juntamente com a pró-reitora da UEMA, professora Fabíola de Jesus Soares Santana, foi uma das palestrantes do encontro, que discutiu sobre o papel social do Conselho, sua articulação orgânica como órgão normativo do Sistema Estadual de Ensino e os desafios futuros na democratização da educação e na garantia dos direitos educacionais. Elas fizeram parte da mesa de diálogo: “O Conselho de Educação e sua articulação orgânica com a universidade e seus atores sociais”.

“O Conselho tem papel fundamental na evolução das Universidades Estaduais, que tem uma relação democrática com as instituições de ensino, realizando processos de avaliações propositivos e não somente normativos. Nosso avanço está organicamente relacionamento ao trabalho dos conselheiros, que compreendem o funcionamento das universidades e fazem proposições assertivas nos projetos pedagógicos, de acordo com a realidade de cada região” – observou a reitora.

 

A vice-reitora da UEMASUL, professora Lilian Castelo Branco de Lima também participou do seminário que faz parte das atividades comemorativas dos 60 anos de história e dedicação à educação do Conselho no Estado e tem como objetivo, na perspectiva de fortalecimento histórico do papel institucional do CEE/MA, preparar as bases para o Conselho do Futuro.

A reitora e a vice-reitora cumpriram agenda na capital maranhense nos últimos três dias. E, além do seminário, elas participaram da solenidade de posse do escritor e senador eleito Flávio Dino, na Academia Maranhense de Letras e de reuniões de trabalhos, dentre elas, com o secretário de Estado do Planejamento e Orçamento, Luís Fernando Silva.


SIGA A UEMASUL NAS REDES SOCIAIS

PRÓ-REITORIAS
UNIDADES ACADÊMICAS
CONHEÇA A UEMASUL

Campus Imperatriz (centro)

R. Godofredo Viana, 1300 – Centro
CEP: 65901- 480
Imperatriz-MA

Campus Imperatriz (CCA)

Av. Agrária, 100 – Colina Park
CEP: 65900-001
Imperatriz-MA

 

 

Campus Estreito

Av. Brejo do Pinto, S/N – Brejo do Pinto
CEP: 65975-000
Estreito-MA

Campus Açailândia

Rua Topázio, 100 – Vila São Francisco
CEP: 65930-000
Açailândia-MA

© 2022 – Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por SEATI MA.