agenda

Reitora e vice-reitora da UEMASUL prestigiam posse de reitor e vice-reitor da UEMA

Nova gestão atuará no quadriênio 2023-2026.

Nova gestão atuará no quadriênio 2023-2026.

A reitora da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves, e a vice reitora, Lilian Castelo Branco, participaram na noite da última quarta-feira (4), da cerimônia de posse do reitor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Walter Canales Sant´Ana e vice-reitor Paulo Henrique Aragão Catunda. A cerimônia aconteceu em São Luís e contou ainda com a presença do governador Carlos Brandão, o reitor da instituição no período de 2015 a 2022, Gustavo Pereira da Costa, e pró-reitores da UEMA.

Os novos reitores foram eleitos reitor e vice da instituição em setembro de 2022, com cerca de 80% dos votos da comunidade acadêmica. O processo eleitoral aconteceu  por meio de sistema online de votação, e corresponde a gestão que atuará no quadriênio 2023-2026.

Walter Canales deixou uma mensagem de união pelo futuro da Universidade Estadual do Maranhão. “Hoje eu quero falar da UEMA do futuro, a universidade sempre dinâmica, com mudança e pronta para desafios, que façamos dela a universidade que a sociedade maranhense merece… Temos mesmo é que esperançar e eu tenho a esperança de fazer da UEMA uma grande universidade, com meu comprometimento, minha paixão e o meu trabalho. Convido a todos os setores da sociedade para que se unam nesse sentido, junto comigo, em prol do desenvolvimento do Maranhão”, disse o reitor.

A reitora da UEMASUL falou sobre a representatividade do momento, que segundo ela, é valioso. “Nós já fomos UEMA, hoje temos a instituição como parceira, então há uma relação de proximidade e um vínculo muito forte das universidades estaduais do Maranhão, o que vem a ser fortalecido pelo desejo de ambas em promover educação, e através do ensino mudar a realidade das pessoas. Este é um momento de alegria, presenciamos mais uma vez o respeito ao processo eleitoral em uma universidade, assim como ocorreu na UEMASUL”, comentou Luciléa Lopes Gonçalves.

A cerimônia de posse teve a interpretação do Hino Nacional e o Hino do Maranhão feita pela Orquestra Jovem do Maranhão “João do Vale”. O Coral da Universidade Aberta Intergeracional – UNABI também participou interpretando o Hino da UEMA.