parcerias

Reitora e vice-reitora da UEMASUL participam de reunião no Ministério da Educação, em Brasília

Representantes da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) apresentaram a entidade e buscaram cooperação com o MEC.

Reunião com reitores da Abruem. Foto: Luis Fortes/MEC

A Magnífica reitora da UEMASUL, professora Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves e a vice-reitora, Lilian Castelo Branco de Lima, participaram de reunião da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) com o Ministério da Educação, na última quarta-feira (08), em Brasília.

Com o objetivo de fortalecer os laços e a cooperação mútua entre as instituições, a reunião, que aconteceu na Sala de Atos do Ministério, contou com 60 representantes da Abruem, o ministro de estado da Educação, Camilo Santana, a secretária executiva, Izolda Cela, e a secretária de regulação e supervisão da Educação Superior, Helena Sampaio.

Na ocasião, o ministro de estado da Educação, Camilo Santana, reforçou a importância do diálogo, da parceria e da cooperação em sua fala aos reitores. “Podem ficar certos de que vocês terão as portas abertas do MEC para que possamos construir as parcerias e as políticas do Ensino Superior. Sabemos da importância do Ensino Superior no nosso país. Seja ele federal, estadual ou municipal. O importante nesse momento de reconstrução é o diálogo, porque ninguém constrói nada sozinho”, afirmou.

Sobre a participação dos reitores, a professora Luciléa ressaltou: “um momento exitoso, porque reunimos ministros e personalidades importantes do cenário político brasileiro, que somam forças com as instituições de Ensino Superior no papel de transformação do país. Entre estaduais, regionais e municipais somos mais de 40 universidades e nos apresentamos, mostrando a importância que temos na formação superior e no desenvolvimento do país. Expusemos como podemos contribuir com o desenvolvimento dos projetos do governo federal para reconstruir a educação brasileira; tratamos de questões internas das IES e mostramos aos ministros a importância ímpar que temos por estarmos no interior do Brasil, junto aos municípios”.

Segundo o reitor Francisco do O’ de Lima Júnior, presidente da Abruem, a associação é responsável pela interiorização da educação superior, atuando em 22 unidades da federação. “Nossa maior demanda é dialogar. Reivindicamos uma participação ativa dessas instituições na definição e na elaboração de uma política de educação superior. O MEC regulamenta e articula a política de educação em todos os níveis”, afirmou Francisco de Lima.

Durante a agenda em Brasília, a reitora e a vice-reitora foram recebidas no gabinete das senadoras Ana Paula Lobato e Eliziane Gama; reuniram-se com os deputados federais Aluísio Mendes, Duarte Júnior, Benjamim de Oliveira, Márcio Jerry e Josivaldo JP. E participaram ainda de audiências com os ministros de Estado: Camilo Santana (Educação), Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação) e Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil), visando apresentar a universidade, em busca de fortalecimento das articulações políticas e das parcerias institucionais

Abruem – a Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) atua diretamente em 22 estados, por meio de 47 universidades associadas. A associação busca aprofundar permanentemente as discussões de temas prioritários para a agenda do Ensino Superior, em prol da harmonia entre ensino, pesquisa, extensão, inovação e internacionalização. Outro foco da Abruem é a interiorização do ensino universitário, em decorrência da capilaridade dos campi universitários, campi avançados, extensões, polos de Educação a Distância (EaD) e outras estruturas mantidas pelas afiliadas.