REITORADO 2022-2025

Publicado edital de inscrições para composição da lista tríplice para Reitor e Vice-Reitor

As inscrições das chapas serão realizadas no período de 08 a 10 de setembro e a votação pela comunidade acadêmica ocorrerá de forma remota no dia 8 de outubro de 2021.

Foi publicado nesta quarta-feira (01), o Edital 01/2021 – CE/UEMASUL, que normatiza a eleição para composição da Lista Tríplice para escolha de Reitor ou Reitora; e Vice-Reitor ou Vice-Reitora da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL. A convocação da eleição foi realizada pelo Conselho Universitário por meio da Resolução nº 142-CONSUN/UEMASUL.

Para coordenar o processo eleitoral foi constituída uma Comissão Eleitoral, designada pela Portaria nº 208 – GR/UEMASUL, de 25 de agosto de 2021, e instalada no dia 26 de agosto de 2021, composta por cinco docentes, dois técnicos administrativos e dois discentes.

A presidente da Comissão Eleitoral, professora Cristiane Matos da Silva, falou sobre as atividades que serão realizadas. “A Comissão Eleitoral tem a função de coordenar todo o processo eleitoral, abrir as inscrições, verificar quais foram as chapas inscritas, homologar os resultados e, havendo lista tríplice, dar prosseguimento até o dia da votação, que acontece no dia 08 de outubro. Esse é o momento em que serão escolhidos os representantes para ocuparem os cargos máximos da universidade, para que nos próximos quatro anos se possa dar continuidade ao trabalho que está sendo feito atualmente”, explicou.

A professora Cristiane destacou, ainda, a importância da participação de toda a comunidade acadêmica da UEMASUL. “É fundamental que todos participem desse exercício democrático. Como presidente da Comissão, convido todos os acadêmicos, professores e técnicos administrativos para acompanharem e participarem do processo eleitoral”.

O pedido de registro de chapa para Reitor ou Reitora; e Vice-Reitor ou Vice-Reitora, deverá ser feito junto à Comissão Eleitoral, que está funcionando na sala do Núcleo de Acessibilidade Educacional (NACE), do campus Imperatriz, das 08h às 12h e das 14h às 18h, mediante requerimento que consta no Apêndice II do Edital, assinado pelos dois candidatos, respectivamente, acompanhado de certidão expedida pela Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD). O período de inscrições de chapas inicia no dia 08 e encerra no dia 10 de setembro de 2021.

Devido à pandemia de Covid-19, as eleições serão realizadas de forma remota, por meio do sistema SIGAA da universidade, no dia 08 de outubro. O processo será regulamentado por meio de publicação de Edital específico e a totalização dos resultados ocorrerá no dia 11 de outubro, com posterior  homologação pelo Conselho Universitário.

Todas os atos da Comissão Eleitoral serão publicados na página da eleição, e afixados na entrada da sala da Comissão Eleitoral e no mural ao lado da sala do Diretório Central dos Estudantes (DCE), para conhecimento dos interessados e de toda a comunidade acadêmica.

Texto: Mari Marconccine
Fotos: Fernando Ralfer
Assessoria de Comunicação UEMASUL

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom UEMASUL e com o nome do fotógrafo.