Medicina Veterinária

Projeto do curso de Medicina Veterinária é discutido por videoconferência

A comissão de elaboração dá continuidade ao planejamento proposto no início do ano para criar um novo Projeto que esteja de acordo com as novas diretrizes curriculares instituídas pelo CNE.

Os professores se reuniram em videoconferência por meio da plataforma Google Hangouts Meet. Foto: Ascom/UEMASUL.

A comissão de criação do novo Projeto Pedagógico de Curso (PPC) do curso de Medicina Veterinária da UEMASUL realiza reuniões por videoconferência durante o distanciamento social. A suspensão das atividades administrativas e acadêmicas da universidade seguem as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Governo do Estado do Maranhão, em decorrência da pandemia do coronavírus (COVID-19).

As mudanças nos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs), das Instituições de Ensino Superior, seguem as matrizes curriculares do Conselho Nacional de Educação (CNE). No estado do Maranhão, essas mudanças ocorrem por meio do Conselho Estadual de Educação e procuram contemplar as propostas nacionais.

Em 2018, novas diretrizes curriculares para a graduação em Medicina Veterinária foram instituídas pelo CNE mediante a resolução Nº 03/2019, no Diário Oficial da União. Essas novas mudanças pretendem definir os princípios, fundamentos, condições e procedimentos da formação de médicos veterinários em todo o território nacional.

A comissão, composta por professores atuais e recém -nomeados do curso de Medicina Veterinária,  coordenação de Projetos Pedagógicos, representante da reitoria e convidados externos dá continuidade ao planejamento proposto no início do ano para criar um novo Projeto que esteja de acordo com a nova diretriz nacional.

Para a presidenta da comissão, professora Monalisa de Sousa Moura Souto, é um desafio dar continuidade às atividades neste momento, mas as reuniões são essenciais para que o projeto fique pronto. “Dependendo da demanda, a periodicidade das reuniões pode variar. As aulas não estamos tendo, mas as outras atividades permanecem sendo cumpridas conforme o planejado. Está sendo um desafio pensar nesse PPC, imaginando como esse profissional vai ser formado dentro das novas diretrizes, para atender todas as normas. Mas o desenvolvimento está dentro do que foi planejado”, finaliza.