INOVAÇÃO

Programa Inovação UEMASUL é lançado no Campus Imperatriz

O programa faz parte das ações desenvolvidas pelo Eixo Universidade do Inova Maranhão do ano de 2021, promovido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Maranhão (SECTI).

O Eixo Universidade visa potencializar o impacto das Instituições de Ensino Superior (IES) na sociedade. Assim, a iniciativa oferece suporte às ações inovadoras alicerçadas em pesquisas acadêmicas no estado do Maranhão. Foto: ASCOM/UEMASUL.

A Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPGI), foi o ponto de partida do Programa Inovação UEMASUL, que faz parte das ações desenvolvidas pelo Eixo Universidade do Inova Maranhão do ano de 2021, promovido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Maranhão (SECTI).

Docentes dos três campi da UEMASUL (Açailândia, Estreito e Imperatriz) estiveram presentes ao evento, que também contou com a participação da Gestão Superior e técnicos e diretores da SECTI. Entre os conceitos introdutórios do workshop, foram abordados o Ecossistema de inovação e empreendedorismo, tríplice hélice de inovação e ciência empreendedora; o perfil da UEMASUL no ecossistema de inovação; e os desafios das universidades no ecossistema de inovação.

O secretário de Estado da Ciência e Tecnologia e Inovação (SECTI), Davi Telles, destacou a importância de integrar a UEMASUL no projeto Inova Maranhão. “Resolvemos começar esse processo de integração de políticas de inovação das Instituições de Ensino Superior do Maranhão exatamente pela UEMASUL, porque entendemos que, nesse momento, a universidade representa algo muito importante na Ciência para o Brasil. No Eixo Universidade, uma das áreas mais importantes, que nesse momento dialogam muito com o Maranhão, é exatamente a área de biotecnologia, para qual a UEMASUL e a região Tocantina têm uma grande vocação; não somente em relação à biotecnologia, mas em relação à inovação como um todo”.

Neste projeto também são desenvolvidas e implementadas políticas que visam, por exemplo, incentivar o desenvolvimento de ambientes de inovação e empreendedorismo nas Instituições de Ensino Superior (IES), geração e amadurecimento de negócios oriundos da academia, e geração de clusters locais com sinergia entre academia, governo, empresas e prestadores de serviços em pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Representando o campus Estreito, a diretora do curso de Engenharia Agronômica, professora Daniele Lima, considera fundamental a participação dos docentes no processo de inovação na região Tocantina. “Discutir sobre ações para a Universidade e atuar como agente inovador em nossa região, torna-se fundamental para que o desenvolvimento regional seja estimulado e alcance a toda região Tocantina do Maranhão. As atividades direcionadas na formação promovida pela SECTI vieram pra estimular a mudança de pensamento para que a Universidade haja de forma inovadora tanto nos eixos de pesquisa e extensão, como na formação de profissionais que venham atender o mercado de trabalho de forma satisfatória”.

O Eixo Universidade, do Programa Inova Maranhão, visa potencializar o impacto das IES na sociedade. Assim, a iniciativa oferece suporte às ações inovadoras alicerçadas em pesquisas acadêmicas no estado do Maranhão. Outros encontros acontecerão até o final do mês de julho e no dia 01 de agosto na UEMASUL.

Inova Maranhão

O Programa Inova Maranhão é uma política pública que visa estimular práticas de inovação, de empreendedorismo e de uso e desenvolvimento de tecnologias no estado. O Programa é orientado para impacto socioeconômico, para a democratização das oportunidades e para o incremento da eficiência das organizações, atuando em sete eixos de estímulo: Startups, Educação, Universidade, Ecossistema, Administração Pública, Empresas e Parque Tecnológico.