SALA DE IMPRENSA

EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Programa de extensão da UATI forma primeira turma

O objetivo principal da Universidade da Terceira Idade é priorizar as potencialidades do idoso por múltiplas ações, garantindo uma melhoria da qualidade de vida.


Ascom UEMASUL

Turma de formandos da UATI reunidos no palco e apresentando seus diplomas de graduação.

O programa de extensão é uma oportunidade para os idosos ingressarem na vida acadêmica e conquistarem o diploma de ensino superior. Créditos da foto: Ascom/UEMASUL.

Com a presença de 27 estudantes a Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI), da UEMASUL, formou sua primeira turma. Além dos acadêmicos, familiares e amigos vibraram e se emocionaram durante a cerimônia de entrega dos certificados. Alguns deles realizaram pela primeira vez o tão sonhado curso em uma universidade.

A UATI é um programa de extensão vinculado à Pró-reitoria de Gestão e Sustentabilidade Acadêmica, por meio da Divisão de Extensão Universitária, organizado através de cursos não regulares, com objetivo de promover a integração social e educacional, em prol da qualidade de vida da pessoa idosa. João Batista da Costa, 66 anos é um dos formandos. Ele tem o sonho de fazer uma graduação.

“Eu sempre gostei de estudar e continuo estudando. O meu maior sonho é fazer uma faculdade. Vou passar esse próximo ano estudando e quero fazer a UATI de novo. Pra mim é um grande prazer estar aqui, os professores da UEMASUL são todos meus amigos, eu amo esse povo, parabéns para eles e para nós todos”, disse João.

 Durante a formação os acadêmicos fortalecem as amizades e se integram no convívio social.

O objetivo principal da Universidade da Terceira Idade é priorizar as potencialidades do idoso por múltiplas ações, garantindo uma melhoria da qualidade de vida, promovendo o estímulo ao exercício intelectual e reflexivo com diferentes atividades artísticas, corporais, criativas, expressivas e produtivas.

Foram muitos meses de conhecimentos adquiridos e atividades de integração, como contou a estudante Maria Sula dos Santos Lima, 60 anos. “Eu não tenho palavras pra explicar a emoção, o prazer, a alegria que eu tô sentindo, e esse conhecimento que eu adquiri ao longo desses 15 meses eu vou levar para a vida.  E vou incentivar algumas amigas para poder participar da UEMASUL que é só alegria, tudo de bom, só conhecimento, muito conhecimento”.

A professora Maria da Guia Taveiro Silva, pró-reitora de Gestão e Sustentabilidade Acadêmica em exercício destacou a importância do programa, que fortalece as ações de extensão, um dos pilares da universidade. “O programa da UATI é de uma importância imensurável, porque liga a universidade à sociedade, já que a instituição por meio dele cumpre seu papel social que é o de servir à comunidade. O programa de extensão, que atende aos idosos, muitos deles até doentes quando entram em um programa desses, a amizade é fortalecida, a saúde melhora, eles adquirem conhecimentos; contribuindo significativamente para a melhoria da qualidade de vida deles”.


SIGA A UEMASUL NAS REDES SOCIAIS

PRÓ-REITORIAS
UNIDADES ACADÊMICAS
CONHEÇA A UEMASUL

Campus Imperatriz (centro)

R. Godofredo Viana, 1300 – Centro
CEP: 65901- 480
Imperatriz-MA

Campus Imperatriz (CCA)

Av. Agrária, 100 – Colina Park
CEP: 65900-001
Imperatriz-MA

 

 

Campus Estreito

Av. Brejo do Pinto, S/N – Brejo do Pinto
CEP: 65975-000
Estreito-MA

Campus Açailândia

Rua Topázio, 100 – Vila São Francisco
CEP: 65930-000
Açailândia-MA

© 2022 – Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por SEATI MA.