CORONAVÍRUS

Professores e demais servidores da UEMASUL começam a ser vacinados contra a Covid-19

Nesta primeira fase, o público-alvo são os profissionais da Educação com 55 anos ou mais e que estão em exercício de suas atividades.

Os professores Luiz Maia e Siney Ferraz, ambos do curso de História Licenciatura, receberam a dose da vacina logo nas primeiras horas da manhã. Foto: Ascom/UEMASUL.

Teve início na manhã desta terça-feira (20) a vacinação contra a Covid-19 para profissionais da Educação em todo o estado do Maranhão. Na UEMASUL, gestores, professores, servidores técnico-administrativos, trabalhadores da limpeza e da segurança já começaram a ser vacinados. Nesta primeira fase, o público-alvo são os profissionais com 55 anos ou mais e que estão no exercício de suas atividades.

Um dos primeiros a ser vacinado na manhã desta terça-feira, o professor Siney Ferraz, do curso de História Licenciatura, destacou a importância da inclusão dos profissionais da Educação na campanha de imunização. “A vacinação que começou hoje é muito importante para criarmos uma certa segurança, para, aos poucos, voltarmos à normalidade de nossas atividades letivas, fazendo o trabalho arrojado que sempre temos feito dentro da universidade e que a gente faz em prol da sociedade. Daquilo que a gente espera de um futuro melhor”.

A Pró-reitora de Gestão e Sustentabilidade Acadêmica, professora Regina Célia Costa Lima, também recebeu a primeira dose da vacina na manhã de hoje. “Nós, do Maranhão, estamos de parabéns por já termos iniciado este processo de imunização dos professores e demais profissionais da Educação. Poderemos, aos poucos, ir construindo aquilo que é necessário para o funcionamento integral das nossas escolas, das nossas universidades. É um bem para toda a sociedade. A vacina é o caminho!”.

A campanha de imunização dos profissionais da Educação se estenderá gradativamente, conforme a distribuição das doses de vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde, sob a coordenação da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com os municípios. A aplicação da segunda dose está prevista para acontecer nas primeiras semanas do mês de julho.

Nos três campi da UEMASUL, cerca de 300 trabalhadores estão aptos a serem vacinados no decorrer da campanha de imunização contra a Covid-19 dos profissionais da Educação. No campus Açailândia, serão 36 servidores e 13 terceirizados, totalizando 49 trabalhadores. Em Estreito, serão 19 servidores e 16 terceirizados, chegando ao total de 35 pessoas, e em Imperatriz, serão 212 servidores e 24 terceirizados, totalizando 236 trabalhadores. Nesta primeira etapa da vacinação, que contempla os servidores com 55 anos ou mais, apenas os campi Açailândia e Imperatriz têm servidores nesta faixa etária.

A campanha de vacinação dos profissionais da educação foi aprovada na última sexta-feira (16), pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB-MA), por meio da Resolução nº 09/2021. O documento considera o cenário epidemiológico atual da Covid-19 no Estado do Maranhão e leva em conta que as escolas são ambientes fechados, com grande número de pessoas, e a execução regular de atividades coletivas constitui risco elevado de ocorrência de casos da doença entre os trabalhadores.

Serviço

Em Imperatriz, a vacinação está acontecendo no Imperial Shopping, na modalidade drive-thru, das 8 às 16h. Em Açailândia, a vacinação acontece no Centro de Ensino Isabel Cafeteira, das 8 às 16h.

Ao dirigir-se ao local da vacinação, será necessária a apresentação do RG ou outro documento oficial com foto; cartão do SUS, podendo ser na versão digital, disponível no aplicativo ConecteSUS; carteira de vacinação e contracheque da UEMASUL ou declaração para a comprovação do vínculo ativo. No caso dos trabalhadores da limpeza e da segurança, a declaração deve ser emitida pela empresa terceirizada na qual o trabalhador é contratado. A vacinação acontecerá por livre demanda, não havendo necessidade de cadastro prévio.

Arrecadação de alimentos

No período de vacinação dos profissionais da educação, está sendo realizada uma campanha de arrecadação de alimentos, que serão destinados a famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica na Região Tocantina. Ao se vacinar, o trabalhador pode contribuir com 1 kg de alimento não perecível.

A campanha de arrecadação de alimentos é uma ação conjunta da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), com a Agência Executiva Metropolitana do Sudoeste Maranhense (AGEMSUL); a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Unidade Regional de Saúde de Imperatriz; a Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), por meio da Unidade Regional de Educação de Imperatriz (UREI) e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI).