FORMAÇÃO CONTINUADA

Professores dos cursos de Medicina participam de capacitação

Dividida em quatro módulos, o principal objetivo da formação é preparar os professores para o ambiente da sala de aula, por meio do ensino ativo.

A metodologia de ensino-aprendizagem é baseada em diferentes metodologias ativas, como a problematização, a Aprendizagem Baseada em Problema, a Aprendizagem Baseada em Equipes e a Sala de Aula Invertida, entre outras. Foto: ASCOM/UEMASUL.

Encerra no próximo sábado (12) a formação continuada sobre Metodologias Ativas, realizada pela Universidade Estadual do Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), a 21 docentes dos cursos de Medicina e Medicina Veterinária. A formação iniciada em novembro foi desenvolvida na modalidade semipresencial, com encontros em ambiente virtual e encontros presenciais no campus Imperatriz. O objetivo é qualificar o docente para atuar em sala de aula visando desenvolver a autonomia e a participação dos alunos de forma integral.

Os professores de Medicina Veterinária participam como convidados, devido à implantação do novo Projeto Pedagógico de Curso (PCC), aprovado pelo Conselho Universitário (CONSUN) da UEMASUL em outubro deste ano. Para a professora Monalisa de Sousa Moura Souto, “esta formação é muito proveitosa, pois a partir do próximo semestre os docentes deverão trabalhar as metodologias ativas, entre outras, que já estão sendo trabalhadas. E como o foco das metodologias nesse curso de formação é a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), agora estamos participando de uma estruturação a rigor”.

Também participam do curso, como parceiros, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a Secretaria Extraordinária de Articulação de Políticas Públicas (SEEPP). A capacitação segue as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Medicina 2014 e o Projeto Pedagógico do Curso, explorando conhecimentos necessários para o desenvolvimento das atividades didático-pedagógicas dos docentes.

Dividida em quatro módulos temáticos, o principal objetivo desta formação é preparar os professores para o ambiente da sala de aula, por meio do ensino ativo, como explica o professor do curso de Medicina da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Rui Sousa, um dos mediadores do curso. “Hoje em dia o ensino das profissões de saúde já virou uma ciência. Então é fundamental que as pessoas que sejam selecionadas para serem professoras participem de um programa de desenvolvimento. Por isso o objetivo deste curso é mostrar os fundamentos de como fazer um ensino focado no aluno, no ensino ativo. Ensinamos o professor a avaliar o aluno para que ele possa aprender”.

Com esta formação, a UEMASUL incentiva, valoriza e cria oportunidades de acompanhamento a projetos inovadores na área do ensino da Medicina que envolvam equipes de docentes da mesma área ou de áreas afins. Também é importante que a universidade, assim como os docentes, criem um critério de avaliação específica, conforme ressalta a consultora em Metodologias Ativas, Dra. Mércia Helena Salgado Leite de Souza, mediadora do módulo “Prática de Tutoria”, que foi ministrado nesta quinta-feira (10). “Na tutoria, a universidade e o professor devem criar os critérios de avaliação baseados nos alunos, pois são diversas pessoas na sala de aula, com diferentes saberes, competências, habilidades e experiências diferentes. O tutor precisa ter flexibilidade dentro da sala de aula”.

Equipe multidisciplinar

Este curso conta com uma equipe multidisciplinar para desenvolver desde a arquitetura pedagógica dos materiais até os serviços de produção, editoração e disponibilizarão de materiais online; produção e disponibilizarão de vídeos, podcasts e outros recursos. O corpo docente, coordenação, gestão e infraestrutura são de responsabilidade da equipe do Centro de Ciências da Saúde (CCS), da UEMASUL.

A metodologia de ensino-aprendizagem é baseada em diferentes metodologias ativas, como a problematização, a Aprendizagem Baseada em Problema – ABP/PBL, a Aprendizagem Baseada em Equipes (TBL), a Sala de Aula Invertida, entre outras. Sendo assim, tanto as atividades à distância quanto as atividades presenciais tem como fator motivador ou um problema, ou texto, ou levantamento da realidade local.