SALA DE IMPRENSA

FORMAÇÃO CONTINUADA

Professores dos cursos de Medicina participam de capacitação

Dividida em quatro módulos, o principal objetivo da formação é preparar os professores para o ambiente da sala de aula, por meio do ensino ativo.


Ascom UEMASUL

A metodologia de ensino-aprendizagem é baseada em diferentes metodologias ativas, como a problematização, a Aprendizagem Baseada em Problema, a Aprendizagem Baseada em Equipes e a Sala de Aula Invertida, entre outras. Foto: ASCOM/UEMASUL.

Encerra no próximo sábado (12) a formação continuada sobre Metodologias Ativas, realizada pela Universidade Estadual do Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), a 21 docentes dos cursos de Medicina e Medicina Veterinária. A formação iniciada em novembro foi desenvolvida na modalidade semipresencial, com encontros em ambiente virtual e encontros presenciais no campus Imperatriz. O objetivo é qualificar o docente para atuar em sala de aula visando desenvolver a autonomia e a participação dos alunos de forma integral.

Os professores de Medicina Veterinária participam como convidados, devido à implantação do novo Projeto Pedagógico de Curso (PCC), aprovado pelo Conselho Universitário (CONSUN) da UEMASUL em outubro deste ano. Para a professora Monalisa de Sousa Moura Souto, “esta formação é muito proveitosa, pois a partir do próximo semestre os docentes deverão trabalhar as metodologias ativas, entre outras, que já estão sendo trabalhadas. E como o foco das metodologias nesse curso de formação é a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), agora estamos participando de uma estruturação a rigor”.

Também participam do curso, como parceiros, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a Secretaria Extraordinária de Articulação de Políticas Públicas (SEEPP). A capacitação segue as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Medicina 2014 e o Projeto Pedagógico do Curso, explorando conhecimentos necessários para o desenvolvimento das atividades didático-pedagógicas dos docentes.

Dividida em quatro módulos temáticos, o principal objetivo desta formação é preparar os professores para o ambiente da sala de aula, por meio do ensino ativo, como explica o professor do curso de Medicina da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Rui Sousa, um dos mediadores do curso. “Hoje em dia o ensino das profissões de saúde já virou uma ciência. Então é fundamental que as pessoas que sejam selecionadas para serem professoras participem de um programa de desenvolvimento. Por isso o objetivo deste curso é mostrar os fundamentos de como fazer um ensino focado no aluno, no ensino ativo. Ensinamos o professor a avaliar o aluno para que ele possa aprender”.

Com esta formação, a UEMASUL incentiva, valoriza e cria oportunidades de acompanhamento a projetos inovadores na área do ensino da Medicina que envolvam equipes de docentes da mesma área ou de áreas afins. Também é importante que a universidade, assim como os docentes, criem um critério de avaliação específica, conforme ressalta a consultora em Metodologias Ativas, Dra. Mércia Helena Salgado Leite de Souza, mediadora do módulo “Prática de Tutoria”, que foi ministrado nesta quinta-feira (10). “Na tutoria, a universidade e o professor devem criar os critérios de avaliação baseados nos alunos, pois são diversas pessoas na sala de aula, com diferentes saberes, competências, habilidades e experiências diferentes. O tutor precisa ter flexibilidade dentro da sala de aula”. 

Equipe multidisciplinar

Este curso conta com uma equipe multidisciplinar para desenvolver desde a arquitetura pedagógica dos materiais até os serviços de produção, editoração e disponibilizarão de materiais online; produção e disponibilizarão de vídeos, podcasts e outros recursos. O corpo docente, coordenação, gestão e infraestrutura são de responsabilidade da equipe do Centro de Ciências da Saúde (CCS), da UEMASUL.

A metodologia de ensino-aprendizagem é baseada em diferentes metodologias ativas, como a problematização, a Aprendizagem Baseada em Problema – ABP/PBL, a Aprendizagem Baseada em Equipes (TBL), a Sala de Aula Invertida, entre outras. Sendo assim, tanto as atividades à distância quanto as atividades presenciais tem como fator motivador ou um problema, ou texto, ou levantamento da realidade local.


SIGA A UEMASUL NAS REDES SOCIAIS

PRÓ-REITORIAS
UNIDADES ACADÊMICAS
CONHEÇA A UEMASUL

Campus Imperatriz

(99) 3525 7875
R. Godofredo Viana, 1300 – Centro
CEP: 65901- 480
Imperatriz-MA

Campus Açailândia

(99) 3538 4509
Rua Topázio, 100 – Vila São Francisco
CEP: 65930-000
Açailândia-MA

Campus Estreito

Av. Brejo do Pinto, S/N – Brejo do Pinto
CEP: 65975-000
Estreito-MA

Brasão UEMASUL.

Universidade Estadual
da Região Tocantina do Maranhão

CNPJ: 26.677.304/0001-81
Criada nos termos da Lei Nº 10.525 de 03/11/2016

© 2020 – Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por SEATI MA.

google FaceBook twitter نحوه انجام بازی انفجار کرش بهترین سایت شرط بندی و پیش بینی فوتبال ایرانی سایت پیش بینی فوتبال معتبر پرشین بت معرفی سایت پیش بینی و شرط بندی فوتبال آدرس جدید سایت شرط بندی بت فوروارد فارسی سایت شرط بندی ولف بت میلاد حاتمی لینک ورود به ادرس جدید سایت abt90 با مدیریت ساشا سبحانی سایت پویان مختاری یا سایت شرط بندی حضرات سایت abt90 ساشا سبحانی میلاد حاتمی سایت بازی انفجار پابلو بت علیشمس سایت hotbet دنیا جهانبخت آموزش بازی انفجار آنلاین آدرس سایت abt90 ساشا سبحانی سایت شرط بندی takbet لینک آدرس جدید سایت شرط بندی wolfbet با مدیریت میلاد حاتمی آدرس سایت شرط بندی جت بت سایت پیش بینی فوتبال بت فا ثبت نام و ورود به سایت چیتا بت از این لینک نیلی افشار لینک سایت حضرات بت پویان مختاری سایت هات بت دنیا جهانبخت لینک سایت سنگین بت حصین ابلیس سایت ای بی تی 90 ساشا سبحانی لیست بهترین سایت های شرط بندی ایرانی به همراه معرفی آن ها hivanews اطلاع رسانی های دنیای شرط بندی اطلاع رسانی های دنیای شرط بندی سایت بازی انفجار تتلو tatal bet سایت شرط بندی تتل بت tatalbet سایت شرط بندی امیر تتلو tatalbet