PESQUISA

Professor descobre novas espécies de parasitas em peixes no rio Tocantins

Os parasitas “Calyptospora gonzaguensis” e “Ceratomyxa fonsecai” foram descobertos em peixes residentes do Rio Tocantins pelo professor do curso de Ciências Biológicas, Marcelo Francisco da Silva.

Prof. Marcelo Francisco da Silva durante entrevista para emissora de TV em Imperatriz. Foto: Ascom/UEMASUL.

O Professor do curso de Ciências Biológicas da UEMASUL, Marcelo Francisco da Silva, descobriu dois novos parasitas em pesquisa realizada para a tese de seu doutorado. Os parasitas “Calyptospora gonzaguensis” e “Ceratomyxa fonsecai” foram descobertos em peixes residentes do Rio Tocantins. A pesquisa está em sua fase final e será apresentada sexta-feira (7) pelo professor na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém.

Doutorando em “Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários”, o professor Marcelo desenvolve a pesquisa: “Diversidade de microparasitos em peixes de interesse ambiental e comercial no médio curso do rio Tocantins”, em três grupos de parasitas pouco conhecidos: MixozoáriosMicrosporídios e Apicomplexas. Para o professor, é importante entender o ambiente de vivência dos animais aquáticos que são consumidos, o que resulta na qualidade desses alimentos.

“Nós vimos a necessidade de entender melhor a composição desses organismos que influenciam a vida dos peixes e também a qualidade do pescado que estamos consumindo. É importante entender o ambiente em que vivem os peixes, ambientalmente é importante, mas, alguns desses parasitas podem gerar o que a gente chama de comprometimento zoonótico para a saúde humana. Muitas vezes a pessoa pode consumir um pescado, ter um desconforto intestinal e passar mal, e atribuir a uma bactéria ou a alguma outra coisa que não a esses parasitas. O nosso objetivo primário foi o de entender quem são esses parasitas, e agora é de tentar entender a possível relação deles com a qualidade do pescado”, apontou o professor Marcelo Francisco.

O Professor do curso de Ciências Biológicas da UEMASUL, Marcelo Francisco da Silva. Foto: Arquivo pessoal.

As nomenclaturas: “Calyptospora gonzaguensis” e “Ceratomyxa fonsecai” dos parasitas são em homenagem aos professores Clésio Fonseca e Robson Gonzaga, fundadores do curso de Ciências Biológicas. O professor Marcelo Francisco destaca a importância do pioneirismo da pesquisa e de como ela pode ajudar na vivência do povo ribeirinho da região Tocantina.

“Academicamente, estamos falando de grupos de organismos que eram desconhecidos e estão agora sendo identificados. Na tese que vamos defender, estamos descrevendo seis novas espécies de parasitas e dessas seis, cinco são do rio Tocantins. Para a comunidade que sobrevive desse pescado, é importante ter um entendimento melhor dos fatores que podem depreciar a qualidade do pescado. Nós desconhecemos a possível ação que esses organismo parasitários podem ter sobre a qualidade do pescado. E isso tem que ser melhor estudado”, finalizou o professor.

Os artigos com as pesquisas sobre os parasitas estão disponíveis nos links: Calyptospora gonzaguensis e Ceratomyxa fonsecai.