Mestrado

“Pretendo a partir de minha pesquisa, contribuir para a produção do conhecimento crítico e libertador”

Lucas fez parte da comissão de transição para implantação da UEMASUL.

Banner ilustrativo com a foto do acadêmico egresso da UEMASUL Lucas Guimarães Lustosa.

O mestrando em Políticas Públicas (UFMA) pretende seguir carreira acadêmica. Crédito da foto: Ascom/UEMASUL

Lucas Guimarães Lustosa, 25 anos, é graduado em Administração pela UEMASUL. Nascido em Açailândia, localizada a 68 km de Imperatriz, ingressou no Mestrado em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís. Lucas fez parte da comissão de transição para implantação da UEMASUL. Ele fala sobre suas expectativas no ingresso ao Mestrado, e que pretende trabalhar como tema da dissertação, a avaliação dos impactos políticos do Programa Escola Digna. Lucas conta que escolheu o curso de Administração porque seu primeiro emprego foi em um escritório de contabilidade. Essas primeiras experiências, e a ausência de uma universidade pública em Itinga, influenciaram na escolha do curso.

– O que mudou em sua vida ao começar a graduação na UEMASUL?

Iniciei o curso, e mudei de Itinga do Maranhão para Imperatriz, no ano de 2013. Na mala além de roupas, havia muitos sonhos, que também não eram só meus, mas de minha família também. Esses sonhos foram se tecendo durante a graduação. A mudança de cidade foi um dos primeiros desafios, pois à época a universidade não contava com bolsas permanência, então precisei dividir gastos de aluguel de uma casa com outros colegas. Comecei a ser voluntário no projeto de iniciação científica “Informática de Aperfeiçoamento Acadêmico Científico”, da Profa. Iracema Rocha da Silva, em 2016, onde oferecemos à comunidade local, o curso de aperfeiçoamento acadêmico científico, a partir da informática, afim de atender as exigências do mercado de trabalho local no que se refere ao domínio das novas tecnologias.

– O que você espera alcançar fazendo o mestrado?

Minhas expectativas no mestrado são de poder avaliar a política educacional no estado do Maranhão e aprofundar meus estudos em políticas públicas, pois desejo seguir carreira acadêmica. O mestrado de Políticas Públicas/UFMA, é justamente uma área tenho muito interesse em discutir, para refletir e intervir criticamente na realidade social, no campo das políticas públicas. Pretendo a partir de minha pesquisa, contribuir para a produção do conhecimento crítico e libertador.