SALA DE IMPRENSA

PODCAST

Pesquisas sobre biodiversidade do cerrado amazônico são realizadas na UEMASUL

Os estudos foram tema do terceiro episódio do podcast UEMASUL Pesquisa, destacando aspectos relevantes das pesquisas.

Ascom UEMASUL

As pesquisas desenvolvidas no laboratório de Zoologia da UEMASUL coordenadas pela professora Doutora Regiane Saturnino foram tema do terceiro episódio do podcast UEMASUL Pesquisa. A chapada das mesas é o principal cenário dos estudos que estão relacionados ao grupo de pesquisa Biodiversidade do Cerrado Amazônico.

A biodiversidade resulta de milhões de anos de evolução biológica e é o componente do sistema de suporte à vida de nosso planeta. A perda de biodiversidade constitui um problema crítico para a existência humana, pois a extinção de uma espécie é irreversível e representa a perda de um genoma único, resultado de um processo evolutivo singular e não repetível.

Entre as pesquisas, está o projeto que estuda a macrofauna de solo, desenvolvido pela estudante do 7° período do curso de Ciências Biológicas da UEMASUL, Laryssa Stéfany. O estudo é orientado pela professora Regiane Saturnino e busca inventariar a macrofauna de áreas florestadas em Carolina e região, estado do Maranhão. “Com os resultados, podemos propor medidas de conservação, de preservação e de manejo daquele ambiente em função dos parâmetros que obtemos. Avaliando todos os aspectos, como solo e vegetação, é possível propor ações para diminuir a degradação ambiental”, explicou a orientadora.

Para Laryssa Stéfany a inserção na iniciação científica ampliou seu conhecimento e favoreceu na relação entre os conteúdos aprendidos em sala de aula. “A vivência de laboratório me ajudou a ter uma visão mais crítica sobre o tema, além de consolidar assuntos já estudados. O ato de pesquisa me fez ter maior organização nos estudos e me ajudou a identificar a relevância de assuntos correlatos”, afirmou a estudante.

No podcast UEMASUL Pesquisa, as pesquisadoras abordam aspectos relevantes dos estudos que estão desenvolvendo. Ouça abaixo:

SIGA A UEMASUL NAS REDES SOCIAIS

Campus Açailândia

Rua Topázio, 100 – Vila São Francisco
CEP: 65930-000
Açailândia-MA

© 2022 – Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por SEATI MA.