PESQUISA E EXTENSÃO

Núcleo de Estudos Multidisciplinares de História Antiga e Medieval (NEMHAM)

Criado em 2011, o Núcleo de Estudos Multidisciplinares de História Antiga e Medieval (NEMHAM), pertence ao Centro de Ciências Humanas, Sociais e Letras (CCHSL), da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL).

Centro de Pesquisa Histórica que reúne pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento em Antiguidade e Medievo, o núcleo possui, entre seus objetivos, estabelecer o diálogo e a interação entre as Universidades brasileiras e estrangeiras que desenvolvem pesquisas nestas áreas do conhecimento histórico. As atividades do NEMHAM demonstram a efetiva possibilidade de desenvolver pesquisas em Antiguidade e no Medievo e reafirmam o nosso compromisso com a democratização do saber acadêmico através da realização de eventos e atividades de extensão.

A multidisciplinaridade do núcleo se revela através do permanente diálogo entre a História e demais áreas do conhecimento como Filosofia, Letras, Sociologia, Arqueologia, Antropologia, Psicologia Social e História da Arte. Não se trata aqui apenas do empréstimo de conceitos advindos destas áreas do conhecimento, mas do efetivo uso de metodologias e abordagens diversas na construção da explicação de um acontecimento histórico.

O NEMHAM integra o grupo Diretório de Pesquisa da CNPq e trabalha atualmente com as seguintes Linhas de Pesquisa

– Poder e Discurso
 – Sociedades, Cultura e Imaginário Social
 – Estruturas Econômicas
 – Gênero e Identidade

O grupo tem como compromisso democratizar o saber produzido na academia, tornando os resultados das pesquisas acessíveis à comunidade que está fora do meio universitário, incentivando a relação ensino-pesquisa-extensão. A produção de conhecimento deve interagir com a comunidade externa ao meio acadêmico através de publicações, cursos e eventos de extensão.

Coordenação: Fabricio Nascimento de Moura
Sub-coordenação de Pesquisa e Mídias Sociais: Leandro de Almeida Costa
Sub-coordenação de Web, Publicações e Diagramação: Wekslley Santos Machado
Sub-coordenação de Eventos:
Jaquelyne de Aquino Souza

Revista Mythos

Mythos – Revista do Núcleo de Estudos Multidisciplinares de História Antiga e Medieval, originou-se do interesse de investigação de docentes e discentes sobre mundo antigo e medieval. As civilidades antigas, sejam orientais, sejam ocidentais, bem como a sociedade do ocidente medieval, são as matrizes culturais da sociedade contemporânea e revelam muitos aspectos das origens do nosso comportamento social. Olhar para o passado é, em certo sentido, olhar para si mesmo. A revista tem como objetivo divulgar e estimular o desenvolvimento de novas pesquisas acerca das sociedades antigas e medievais.

file pdf icon Acesse aqui o repositório da Revista Mythos

file pdf icon www.nemham.com