semestre 2022.1

Pesquisa da UEMASUL aponta que 73% dos alunos aprovam o retorno presencial

O questionário foi disponibilizado para os estudantes por meio do Sistema Acadêmico (SIGAA)

A Pró-Reitoria de Gestão e Sustentabilidade Acadêmica (PROGESA), por meio da Coordenadoria de Avaliação Institucional (CAI) realizou pesquisa online com o objetivo de conhecer as opiniões dos estudantes sobre o retorno às aulas presenciais e sobre os protocolos de segurança adotados pela instituição.

A pesquisa foi realizada no período de 14 de fevereiro a 04 de março de 2022 e contou com a participação de discentes da graduação matriculados no semestre 2021.2 distribuídos nos campi Açailândia, Estreito e Imperatriz. Participaram 1.110 estudantes, 273 de Açailândia, 52 de Estreito e 785 de Imperatriz, o que corresponde a 44% dos matriculados.

O coordenador de Avaliação Institucional, professor Ronaldo dos Santos Barbosa afirmou que o índice da pesquisa foi importante para a tomada de decisões do Comitê de Monitoramento e Avaliação no tocante ao retorno presencial e aos protocolos de segurança adotados. “Os resultados apontam que a maioria dos alunos aprova o retorno presencial, visto que o número de vacinados é bem expressivo. No entanto, a adoção de protocolos de segurança ainda se faz necessário para dar maior segurança aos discentes, docentes e comunidade em geral”.

Sobre os protocolos de segurança adotados pela UEMASUL. 33% consideraram o ambiente seguro; 28% muito seguro; 27% afirmaram não ter visitado os campi durante a pandemia e 12% disseram que o ambiente é pouco seguro.

Para a pró-reitora de Gestão e Sustentabilidade Acadêmica, professora Márcia Suany Dias Cavalcante, a pesquisa confirmou o desejo da comunidade acadêmica. “O retorno ao presencial é um momento bastante esperado pela comunidade acadêmica e a enquete só ratificou isso. A pandemia privou nossos alunos da vivência da rotina universitária e, agora, com a vacinação e melhoria dos indicadores sanitários, a UEMASUL se prepara para o início do período 2022.1. Os protocolos necessários serão mantidos e as dificuldades que se apresentam para essa retomada serão enfrentadas com diálogo e participação de todos”, afirmou.

A consulta também abordou sobre a vacinação contra a Covid-19, onde 96% dos discentes afirmaram estar vacinados com pelo menos a 1ª dose. Quanto ao retorno das aulas presenciais para o semestre de 2022.1, 73% concordaram com o retorno presencial. Além disso, os alunos também apontaram as principais dificuldades para o retorno às salas de aula, dentre elas destacam-se o deslocamento, alimentação, moradia, dificuldades na conciliação com outras atividades e o receio de contrair a Covid-19.

Acesse aqui a pesquisa completa sobre o retorno presencial