SALA DE IMPRENSA

06/08/2021

Reminiscências africanas em torno da panelada: das quitandeiras às paneleiras

O objetivo é discutir africanidades no ofício das paneleiras, o modo de fazer, o “tabuleiro”, elementos religiosos, os aspectos simbólicos atribuídos pela sociedade entre outros.


Ascom UEMASUL

O curso de História Licenciatura, do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Letras – CCHSL, campus Imperatriz, por meio do Núcleo de Estudos Africanos e Indígenas – NEAI/UEMASUL, promove, nesta sexta-feira (6), às 9h, a palestra “Reminiscências africanas em torno da panelada: das quitandeiras às paneleiras em Imperatriz”. O evento acontece no canal do YouTube da UEMASUL.

Mais informações

O objetivo do evento é discutir reminiscências africanas no ofício das paneleiras  na cidade de Imperatriz: o modo de fazer a panelada, o “tabuleiro”, elementos religiosos, os aspectos simbólicos atribuídos pela sociedade, de modo a registrar para salvaguardar os  saberes associados à panelada, bem cultural de natureza imaterial que se constitui como elemento simbólico da identidade imperatrizense. 

Ao final do evento, será apresentada a “Carta Patrimonial de Imperatriz”, documento que expõe os bens patrimoniais histórico, artístico e cultural, resultante do II Simpósio de Educação  Patrimonial da Região Tocantina: História e Memória Afro- Indígena, realizado pelo  NEAI/UEMASUL, ocorrido de 20 a 22 de maio de 2019, na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL.

Palestrantes

Profa. Amanda G. Teixeira, mestra em Antropologia e doutoranda em Arte e Cultura Visual (UFG);
Profa. Dra. Vanda Maria Leite Pantoja (UFMA).

Programação

Dia 6 de agosto (sexta-feira)
Às 9h

Transmissão

Canal da UEMASUL no YouTube

Realização e mais informações

Curso de História, do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Letras – CCHSL, campus Imperatriz, por meio do Núcleo de Estudos Africanos e Indígenas – NEAI/UEMASUL. Dúvidas e mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: maristane@uemasul.edu.br.


SIGA A UEMASUL NAS REDES SOCIAIS

PRÓ-REITORIAS
UNIDADES ACADÊMICAS
CONHEÇA A UEMASUL

Campus Imperatriz (centro)

R. Godofredo Viana, 1300 – Centro
CEP: 65901- 480
Imperatriz-MA

Campus Imperatriz (CCA)

Av. Agrária, 100 – Colina Park
CEP: 65900-001
Imperatriz-MA

 

 

Campus Estreito

Av. Brejo do Pinto, S/N – Brejo do Pinto
CEP: 65975-000
Estreito-MA

Campus Açailândia

Rua Topázio, 100 – Vila São Francisco
CEP: 65930-000
Açailândia-MA

© 2022 – Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por SEATI MA.